Ações da Prefeitura marcam Dia Internacional da Mulher em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira, 08 de março, foi comemorado em Corumbá com a realização de acolhidas nas sedes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM). A Prefeitura de Corumbá tem 2.751 servidoras em sua estrutura. Esse total representa 63% do quadro de funcionários do Município.

“Ao longo desta semana, até o dia 12, estamos promovendo um café de manhã interno para nossas acolhidas”, disse a coordenadora do CRAM, Zenaide Valéria Leite Olarte. O CRAM tem como objetivo essencial prestar acolhida, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência, bem como atuar no enfrentamento à violência de gênero, visando à promoção da autonomia das mulheres, conforme diretrizes propostas pela Gerência de Políticas Públicas para a Mulher.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, somente em fevereiro as equipes do CRAM realizaram 15 novas acolhidas; 121 atendimentos psicológicos; 03 tele atendimentos; 77 buscas ativas; 03 atendimentos jurídicos; 02 buscas em residência para atendimento. Também foram promovidos encaminhamentos para CRAS (02); CREAS (02) e CAPS (01).

São atribuições prioritárias do CRAM: acolher e prestar atendimento especializado às mulheres vítimas de violência de gênero, incluindo-se atendimento psicológico continuado e orientação jurídica; orientar e encaminhar as mulheres aos serviços necessários, articulando os entes estaduais e municipais da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, conforme o caso; encaminhar as mulheres em risco de morte para a Casa Abrigo Estadual, enviando relatório multidisciplinar pormenorizado, a fim de não provocar revitimização; realizar palestras, instituir grupos de orientação e vivência com as mulheres atendidas, mulheres  da  comunidade  e  profissionais  habilitados,  visando  à reintegração na vida social e econômica, à defesa de seus direitos, à prevenção e à identificação da violência; pactuar parceria com organismos governamentais e não governamentais, com objetivo de promover o empoderamento e autonomia social e econômica das mulheres com a realização de oficinas, seminários, cursos de qualificação e capacitação, campanhas educativas e orientação sobre direitos; encaminhamento ao mercado de trabalho, a emissão de documentos; exercer outras atividades correlatas e registrar  dados  e  consolidar  estatísticas  anuais  sobre  a  violência  contra mulheres.

As ações integram a programação do Mês da Mulher promovida Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a iniciativa busca promover a conscientização e o empoderamento do público feminino. Todo o trabalho é organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e reúne diversas instituições parceiras. As celebrações do Mês da Mulher continuam até o dia 31 de março.

A data

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

Vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que mataria 146 pessoas, dessas quais 129 mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.

Esse incêndio levou à criação do mito de uma suposta greve que teria ocorrido em 8 de março de 1857, em Nova York, que não aconteceu. A confusão foi causada por jornais alemães e franceses na década de 60.

No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, data que somente foi oficializada em 1921. Com informações do site calendarr.com. Com informações do Brasil Escola e site calendarr.com.

Homenagens às mulheres foram realizadas no CRAM e unidades diversas unidades do CRAS em Corumbá (Foto: Gisele Ribeiro/PMC)
Homenagens às mulheres foram realizadas no CRAM e unidades diversas unidades do CRAS em Corumbá (Foto: Gisele Ribeiro/PMC)
Homenagens às mulheres foram realizadas no CRAM e unidades diversas unidades do CRAS em Corumbá (Foto: Gisele Ribeiro/PMC)
Homenagens às mulheres foram realizadas no CRAM e unidades diversas unidades do CRAS em Corumbá (Foto: Gisele Ribeiro/PMC)
Homenagens às mulheres foram realizadas no CRAM e unidades diversas unidades do CRAS em Corumbá (Foto: Gisele Ribeiro/PMC)
Mais Artigos

A Luta Contra a Dengue Continua em Corumbá,MS

Somente em 2020 os agentes de saúde já realizaram mais de 25 mil visitas domiciliares, orientando os moradores a como se prevenir da dengue, eliminando focos, fazendo bloqueio