SAÚDE REALIZARÁ BLOQUEIO SANITÁRIO EM AÇÃO DE REPATRIAÇÃO DE BRASILEIROS RESIDENTES DA BOLÍVIA

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Na manhã do dia 02 de março, a Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria de Saúde, se reuniu com representantes da Anvisa, do Consulado Brasil-Bolívia e a empresa Andorinha para discutir a melhor maneira de realizar a logística de repatriação de brasileiros que residem na Bolívia.

A ação é uma realização do Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra, em coordenação com o Gabinete Consular de Crisedo Itamaraty, e contará com o apoio do setor de imigração da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, do Estado de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura Municipal de Corumbá.

O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes entende a urgência dessas pessoas retornarem para seu país, mas reforça que a ação tem que ser organizada, “sabemos da urgência que essas pessoas possuem de retornar ao Brasil, mas temos que pensar em todos os envolvidos, temos que evitar a aglomeração de pessoas, garantir a segurança em saúde de todos e evitar uma provável disseminação por possíveis contaminados”.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite, conta “no nosso município ainda não há registros de casos positivos do Covid-19, vamos convocar mais servidores para intensificarem a barreira sanitária, vão entrevistar todos os viajantes. Os residentes em Corumbá, ficarão em isolamento domiciliar e serão monitorados pela Vigilância Sanitária”.

Ao chegar no Brasil, os viajantes deverão dar entrada na imigração da Polícia Federal, e realizar entrevista no bloqueio sanitário realizado pela Secretaria de Saúde. Somente após a realizar dos trâmites serão autorizados embarcar nos ônibus com destino a São Paulo.

Todos os viajantes deverão permanecer em isolamento domiciliar por 7 dias se forem assintomáticos e 14 se possuírem sintomas.

As pessoas que receberem a orientação para realizar o isolamento domiciliar ou quarentena e não cumprirem poderão sofrer responsabilização civil, administrativa e penal.

Mais Artigos