Prefeitura repassa ramas de mandioca para agricultores familiares do assentamento Taquaral

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá fez na segunda-feira, 08 de fevereiro a entrega de ramas de mandioca para agricultores familiares do assentamento Taquaral. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar, a iniciativa faz parte do projeto “Introdução da cadeia produtiva da mandioca de mesa em Corumbá”.

Foram entregues 14 metros cúbicos de rama de mandioca da variedade BRS 396, que é a mais recomendada para cultivo na região dos assentamentos rurais de Corumbá. O produto vai ser repassado para 14 agricultores familiares do próprio Taquaral. A expectativa é que cada metro cúbico alcance produtividade em torno de 10 a 13 toneladas de mandioca de mesa por produtor.

A aquisição das ramas foi feita numa parceria da Prefeitura de Corumbá com produtores do assentamento Taquaral.  O Município entrou com apoio logístico, motorista, equipe para carga e descarga e também cedeu caminhão para o transporte. O produto foi adquirido na cidade de Dois Irmãos do Buriti (MS). Ainda para este mês está prevista a chegada de segunda remessa de ramas de mandioca.

“A Prefeitura, por meio da Superintendência, vai garantir apoio com o acompanhamento do plantio, crescimento, combate às pragas. Tudo isso com técnicos do Município. Esse projeto tem o objetivo de iniciar a cadeia produtiva da mandioca de mesa no município, a mandioca de mesa que é a mais plantada na região, principalmente nos assentamento. Há um potencial produtivo para essa variedade na região e trabalhamos para promover a cadeia produtiva no sentido de levar essa mandioca, já beneficiada, pra os estabelecimentos comerciais do município”, informou o superintendente de Agricultura Familiar, Lúcio Gabriel Nascimento e Sá. Ele destacou que a iniciativa segue a orientação do prefeito Marcelo Iunes para incentivo à produção dos agricultores familiares dos assentamentos de Corumbá.

Mandioca – BRS 396

Mandioca de mesa de polpa amarela com alto teor de betacaroteno (precursor da vitamina A). Alcança produtividade de até 50 toneladas por hectare, devendo ser colhida de sete a doze meses após o plantio. Por ter uma arquitetura pouco ramificada, os tratos culturais são favorecidos. A colheita também é facilitada em função da disposição horizontal da maioria das raízes, o que favorece o arranquio e despenca, ademais a cultivar apresenta raízes uniformes, o que facilita sua comercialização. Com reduzido tempo para cozimento, sua massa das raízes quando cozida apresenta textura farinácea, sabor característico e ausência de fibras, características culinárias consideradas positivas. Além destas características, a cultivar apresenta moderada resistência à bacteriose e ao superalongamento. A cultivar é recomendada para o Distrito Federal e Entorno bem como para os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, sendo mais indicada para o plantio em solos de média a alta fertilidade. Com informações do site da Embrapa.

Mais Artigos