Prefeitura repassa material esportivo de Judô para programa Luta pela Cidadania

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá entregou 20 judoguis (uniforme tradicional usado para prática de judô) e 42 placas de tatames para o programa ‘Luta pela Cidadania’. O repasse do material esportivo foi feito pelo prefeito Marcelo Iunes na manhã desta quarta-feira, 14 de setembro, no ginásio poliesportivo Lucílio de Medeiros, na rua Porto Carrero. Desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, o ‘Luta pela Cidadania’ usa o esporte – no caso específico o Judô – para trabalhar na prevenção ao uso de drogas.

“É uma alegria enorme estarmos aqui hoje entregando esse kit de material esportivo para o programa ‘Luta pela Cidadania’, que é um serviço social que executamos a partir do esporte. Eu acredito que é muito importante investir na prática esportiva para nossas crianças como fazemos neste programa. Assim, no contraturno escolar ele pratica esporte e não fica com tempo livre ocioso, não fica nas ruas. Está praticando uma atividade esportiva”, disse o prefeito Marcelo Iunes.

O ‘Luta pela Cidadania’ promove, através do judô, a construção e a socialização do conhecimento sobre drogas para o público infanto-juvenil (na faixa etária de 08 a 17 anos), visando torná-los menos vulnerável a assumir comportamentos de risco para o uso indevido de drogas. O foco principal do programa é conduzir as crianças e adolescentes à reflexão, contribuindo para a visão crítica das situações e dos problemas e para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de escolha.

“Quero agradecer ao juiz de Direito, André Luiz Monteiro, aqui de Corumbá, pela sensibilidade em ajudar a Prefeitura a dar oportunidade às nossas crianças e jovens participarem deste curso. Agradeço também ao professor Luiz Paulo de Freitas Ribeiro por ter feito esse projeto e quem ganha são os pais e toda nossa população. Podem ter certeza, que nós vamos continuar trabalhando e sempre fazendo o melhor para as crianças, pela nossa cidade”, completou Marcelo Iunes.

O secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, explicou como funciona o projeto que tem apoio do Poder Judiciário. “É uma ação que iniciamos no bairro Generoso, com apoio do Rotary, e por orientação do prefeito Marcelo Iunes apresentamos ao juiz de Direito, André Luiz Monteiro, que era da Vara de Execuções Penais. Ele achou interessante o projeto, de resgatar as crianças através do esporte, tirá-las da violência e das drogas. Por meio do Poder Judiciário, oportunizou recursos para aquisição destes materiais. O Poder Judiciário tem um fundo, que fez a destinação dos recursos ao Fundo Municipal Antidrogas”, disse o secretário, que também agradeceu a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania; Secretaria Municipal de Educação e Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) para a realização do programa ‘Luta pela Cidadania’, “Somente parcerias, conseguimos desenvolver os projetos”, completou.

Diretor-presidente da Funec, Luciano Silva de Oliveira, ressaltou o trabalho realizado pela Prefeitura no incentivo ao esporte. “A Funec tem o judô dentro do programa Geração Olímpica. Também levamos a modalidade para a APAE, onde incentivamos o paradesporto. Temos o judô também com o instituto Novo Olhar e agora aqui com parceria do Poder Judiciário”, destacou. Representando a Câmara Municipal, o vereador Allex Dellas (líder do governo), declarou que o trabalho da Prefeitura “é incessante” para garantir “as melhores condições” para realização da prática esportiva na cidade. Ele ainda exaltou o trabalho em parceria. “Todos os poderes, seja o Legislativo, Executivo ou Judiciário, somando forças, nos possibilitam galgar maiores passos”. O vereador Samyr Qualhada acompanhou a solenidade.

Luiz Paulo de Freitas Ribeiro, fundador e professor do ‘Luta pela Cidadania’ enfatizou que o programa tem como base quatro pilares para formação.“O primeiro deles, que trabalhamos com nossos alunos, é que devem ser bons filhos. Depois, ser um bom aluno; ser um bom amigo e, só depois de tudo isso, ser um bom atleta. Porque a gente busca realmente uma formação dentro de casa, para que essa boa formação reflita no tatame. Eu não quero ter o melhor atleta para ter o melhor filho. Queremos ter o melhor filho para depois ser o melhor atleta. Trabalhamos em cima disso, para que a gente realmente mude e transforme a vida de cada um”, finalizou.

Mais Artigos