PROFISSIONAIS DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PASSAM POR CAPACITAÇÃO

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Na manhã do dia 23 de maio, 28 profissionais da rede de urgência e emergência foram capacitados para atuarem no atendimento de pacientes infectados com Covid-19,  e que possam ter uma possível complicação respiratória.

A capacitação foi ministrada pelo médico e coordenador local do SAMU, Dr. Anderson Oliveira e pelo coordenador do Pronto Socorro, Dr. Émerson Ferreira, no encontro foi abordada a sequência rápida de intubação endotraqueal, ventilação mecânica, visto que é o procedimento que mais gera aerossóis, requerendo assim treinamento específico na paramentação e desparamentação, e parada cardiorrespiratória.

Para o Secretário de Saúde, as capacitações são de suma importância “diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a presença de profissionais capacitados e preparados é fundamental para o possibilitar o correto atendimento médico-hospitalar. Já realizamos outros cursos voltadas ao atendimento ao paciente com Covid-19, todas visam um atendimento seguro e de qualidade”.

Um diferencial importante é a abordagem por meio de metodologia ativa, na qual os profissionais participam ativamente junto ao instrutor, contribuindo dessa forma, com melhorias em seus processos de trabalho. Os treinamentos também são realizados por meio de simulação realística, com bonecos especiais utilizados para este fim.

O Prefeito de Corumbá reforça o empenho da gestão do enfrentamento ao Covid “com recursos repassados ao hospital, foi possível fazer o incremento de 10 leitos a mais, com respiradores, exclusivos para pacientes com Coronavírus, e até o momento a taxa de internação não passou de 10% da capacidade. Também estamos preparando a UPA para funcionar como um hospital de campanha, esperamos que não ocorra, mas caso seja preciso estará pronto”.

A capacitação foi uma organização da Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, em parceria com coordenação de enfermagem do Pronto Socorro Municipal.

Mais Artigos

Em Corumbá homem espanca mulher na fazenda

Germano Junior tentou tirar a vida dessa moça de nome não revelado. O fato acorre na Fazenda são Gabriel na Região da Nhecolandia zona rural de Corumbá.Segundo a