Governo do MS aplica multas que somam R$ 54 milhões por incêndios no Pantanal

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Mato Grosso do Sul aplicou 94 infrações que totalizam R$ 54 milhões em multas por incêndios no Pantanal entre janeiro de 2020 e junho de 2024. Contudo, o governo do estado afirma que não recebeu nenhum valor do montante até o momento.

Em uma live, transmitida na manhã desta quinta-feira (4), o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, explicou que os processos administrativos causam a demora no repasse.

“A primeira fase de responsabilização e a identificação. Identificamos onde o foco de incêndio iniciou, aí tem uma segunda fase que é saber qual foi o fato que gerou esse incêndio, se ele foi natural ou colocado por terceiros. Já foram 94 autos de infração, mas até o momento, nenhum valor ainda entrou no caixa do governo”.
Doze Fazendas então sendo investigadas pelo Ministério Publico por se tratar de localidades onde tiveram início dos incêdios.. Segundo o órgão, as causas do fogo ainda não foram identificadas e caso seja provado que houve incêndio intencional, os proprietários podem responder por crime ambiental
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2020 foram 1.975 focos de calor, enquanto em 2023 foram 112 e neste ano já são 2.879.
Verruck destacou que no momento em que qualquer valor da multa ambiental por incêndios foi repassado aos cofres públicos, o montante será aplicado na estrutura do Imasul em apoio às ações de prevenção e combate.
O fogo está consumindo o bioma, que já teve mais de 700 mil hectares destruídos, o que deixa um rastro de devastação ambiental e morte de animais. Para se ter uma dimensão, a área completamente destruída é seis vezes maior que a cidade do Rio de Janeiro.

Mais Artigos