Fiscalização da Prefeitura avalia renovação do Selo SIM para produção apícola na Serra do Amolar

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Equipe da Prefeitura de Corumbá, que atua diretamente no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), avalia a solicitação de renovação do selo SIM da Ong ECOA (Ecologia e, Ação) e a possibilidade de certificação para o Selo Arte que identifica a qualidade do produto e possibilita o comércio nacional da produção.

Em conjunto com técnicos do Senar e da Iagro, os fiscais do Serviço de Inspeção Municipal – Leandro Santana, João Luís Ribeiro, Enivaldo Neves Barbosa e Mário Sérgio Bordon – vistoriaram a estrutura da sede da Ong e verificaram a manipulação, manual de boas práticas, maquinários e consequente produto final (mel); bem como o manejo no apiário da sede e dos parceiros ribeirinhos onde se encontravam aproximadamente 30 caixas em plena produção de mel.

O selo SIM

Concedido pela Prefeitura, o selo do Serviço de Inspeção Municipal/Produtos de Origem Animal (SIM/POA) reconhece a propriedade rural como estabelecimento industrial de produtos lácteos. A certificação do SIM permite ao produtor familiar expandir o mercado de sua produção, oferecendo ao consumidor, em todas as suas instâncias, um produto regularizado e dentro das normas sanitárias legalmente estabelecidas.

A certificação do SIM/POA (Serviço de Inspeção Municipal/Produtos de Origem Animal) é uma ação que vai ao encontro da política de governo do prefeito Marcelo Iunes, que trabalha com o objetivo de promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas dos produtores familiares e do consumidor corumbaense.

Com os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, por meio da Superintendência de Agricultura em parceria com Senar e Sindicato Rural de Corumbá, a Prefeitura Municipal, executa a fiscalização de produtos de origem animal, promovendo a orientação dos produtores dos assentamentos rurais do município, levando práticas que levem à produção a atingir níveis de excelência para alcançar selo de inspeção com um produto regularizado. Com o produto certificado e obedecendo aos critérios e normas sanitárias, a produção pode ampliar alcance.

Selo Arte

A certificação (Selo Arte) é uma maneira de incentivar a produção artesanal e dar condições de comercialização, desde que atendam a padrões de regulamentação. O Selo Arte é entregue ao produto e não à empresa. “Teremos todo o apoio da Iagro para que o produtor, que tem o selo do SIM, receba o Selo Arte e comece a comercializar esse produto certificado para o Brasil inteiro”, destacou Luciano Leite.

O processo para aquisição do Selo Arte obedece critérios determinados pela Iagro. Entre eles está a necessidade de os produtores estarem registrados no serviço de inspeção estadual (SIE) ou serviço de inspeção municipal (SIM), devendo cumprir as boas práticas de fabricação e boas práticas agropecuárias.

Mais Artigos