O TJDMS (Tribunal de Justiça Desportivo de Mato Grosso do Sul) indeferiu o pedido para suspensão do Campeonato Estadual, que chega ao primeiro jogo da final neste domingo (23). O pedido foi protocolado pela Procuradoria Desportiva de MS.
Na decisão, o Presidente do TJDMS, Patrick Hernands Ribeiro, levou em conta os ‘princípios norteadores’ do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), “entre eles o da Moralidade, Proporcionalidade e Razoabilidade”.
“[…] pelo qual se busca sempre manter o resultado obtido dentro do campo de jogo pelos clubes e pelo qual se busca decisões com menor impacto administrativo e desportivo”, justifica.
A suposta infração foi apresentada pela equipe do Aquidauanense contra o Novo Futebol Clube, referente a inscrição irregular do volante Lisandro Pires, pelo Novo.
Além disso, o presidente também levou em consideração o princípio da Prevalência, continuidade e estabilidade das competições. Por isso, decidiu por manter a competição.
Suspeita de irregularidade
Com a escalação irregular, o Novo pode até ser rebaixado para a Série B, com a perca de pontos. O Operário Caarapó então se livraria do rebaixamento.
Tanto o Novo quanto o Aquidauanense se classificaram às quartas de final, porém, o Novo se classificou na primeira fase em terceiro do Grupo B, com 11 pontos e o Aquidauanense passou para as quartas, como quarto colocado do Grupo B, com 10 pontos.
Ambas equipes foram desclassificadas. O Novo caiu diante o Operário de Campo Grande e o Aquidauanense foi desclassificado nas quartas de finais pelo Costa Rica.
Segundo o procurador Wilson Pedro dos Anjos, Lisandro foi inscrito para o Sul-Mato Grossense no dia 18 de março, sendo que o prazo era até a um dia antes, 17 de março. O Aquidauanense então pede que o campeonato seja suspenso, até o julgamento do caso.
Final do Estadual
Clubes que vão fazer a finalíssima do Campeonato Estadual foram conhecidos no domingo (16). Sem muitas surpresas, Costa Rica e Operário começam a disputa pela taça da edição 2023 do Sul-Mato-Grossense, no próximo domingo (23), no Jacques da Luz.
A partida de volta e quando será conhecido o campeão estadual acontece no dia 30 de abril, em Costa Rica.