Greve dos aeronautas: Aeroporto de Campo Grande registra atraso em voo nesta segunda (19)

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Aeroporto Internacional de Campo Grande Ueze Elias Zahran, em Campo Grande, registrou ao menos um atraso em voo na manhã desta segunda-feira (19) após a categoria de aeronautas anunciar greve. Até a última atualização desta publicação, não houve cancelamentos.

Um voo de Brasília, com destino a São Paulo, estava previsto para às 7h. Até as 8h15, os passageiros ainda não haviam embarcado.

A categoria cobra melhores condições de trabalho, além de reajustes salariais. A paralisação ocorreu das 6h às 8h e atingiu também os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

Reivindicações
A categoria cobra melhores condições de trabalho, além de reajustes salariais. Na sexta-feira (16), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço no caso de greve da categoria.

A decisão é uma resposta à ação judicial do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) contra o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

Negociações
No domingo (18), os aeronautas rejeitaram a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), 76,43% votaram contra a proposta, 22,91% foram favoráveis, e 0,66% se abstiveram. Participaram da assembleia online 5.767 votantes.

Aeronautas são todos os profissionais que exercem atividade no interior de uma aeronave, como o comandante (piloto), co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.

Proposta apresentada e recusada pelos trabalhadores:
100% INPC nos salários fixos e variáveis + 0,5% de aumento real, a incidir sobre:

Diárias Nacionais
Piso Salarial
Seguro
Multa por descumprimento da Convenção
Vale Alimentação

Mais Artigos