Prefeitura tem avaliação positiva do Modelo de Excelência em Gestão

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá recebeu nota provisória 82,12 na aplicação da plataforma de (Modelo de Excelência em Gestão (gestão.gov) – do Governo Federal. A avaliação mede os padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

A alta pontuação significa que a Administração Marcelo Iunes prioriza e implementa ações de melhoria na gestão e processos e estabelece as bases pra consolidação de uma cultura de elevado nível de maturidade em governança e gestão. De acordo com o Comitê de Aplicação da Plataforma – formado pela gestão municipal –, a pontuação mostra que Corumbá tem muito bem definidos seus objetivos e processos de gestão e governança.

A avaliação positiva certifica que a Prefeitura de Corumbá faz uso cada vez mais eficiente dos recursos e das práticas de governança como um todo, no que tange aos processos, estratégias, planejamento, o atendimento ao cidadão.

Na avaliação, que levou à pontuação da Prefeitura de Corumbá para categoria bronze – que vai de 70 a 100 pontos –, foram levadas em consideração questões como governança, planejamento estratégico, perfil do público alvo, do cidadão usuário, fornecedores e os próprios servidores municipais; além de sustentabilidade econômica, ambiental e social e também capital intelectual e processos.

Entre as práticas de excelência da gestão, foi evidenciado que a Prefeitura de Corumbá cumpre com uma importante regra de mandamento constitucional, que é a regra de ouro do orçamento, a qual determina que operações de créditos realizadas não podem superar as despesas de capital, cujo principal objetivo é evitar um descontrole da dívida pública e que o município se endivide para custear despesas presentes que não beneficiarão as gerações futuras.

Ainda do ponto de vista orçamentário, o Município obteve pontuação máxima – com cinco pontos. A nota reflete o fato de a Administração possuir plano orçamentário e financeiro, PPA, LDO, LOA e Cronograma de Desembolso que abrange toda a programação orçamentária e financeira da administração municipal para o exercício corrente e os posteriores. Outra prática destacada pela plataforma foi o manual de procedimentos da Controladoria-Geral do Município, que está relacionada ao atendimento ao cidadão.

A Prefeitura tem como membros do Comitê de Aplicação os servidores: Álvaro Bernardo de Lima; Cassio Augusto da Costa Marques, Eduardo Aguilar Iunes, Emilene Pereira Garcia, Jose Roberto do Nascimento Filho, José Wagner de Oliveira Junior, Ligia Amorim Rizzo e Paulo Sérgio da Silva Narimatsu.

Mais Artigos