Sebrae MS Promove o Concurso de Merendeiro

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Profissionais que preparam refeições em escolas municipais de Mato Grosso do Sul estão participando do 1º Desafio Estadual das Merendeiras 2022. O concurso foi dividido em duas etapas. A primeira foi local.

As cidades definiram seus representantes para a fase decisiva, a rodada estadual, que ocorre nesta sexta-feira (24), em Campo Grande. Representantes de 20 municípios participam. A iniciativa é do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/MS.

Os participantes foram divididos em dois grupos e vão preparar as receitas e apresentá-las a cinco jurados, entre eles, os sul-mato-grossenses: Arthur Coelho e Marcílio Galeano.

Participam da etapa estadual representantes de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

Merendeira há 6 anos, Roberta Alves de Oliveira representa a cidade de Costa Rica com o prato “Rolinho de abobrinha com frango”. Atualmente, ela atende 200 crianças no Centro de Educação Infantil Davina Correa de Oliveira, na Vila Nunes.

Sobre a competição, a merendeira disse que chegou em boa hora. “Foi quando eu estava no começo de uma depressão, então fiquei muito feliz de poder mostrar para as pessoas que eu seria capaz”, explicou.

Serão premiados os profissionais da merenda que apresentarem as três melhores receitas. A solenidade de entrega da premiação ocorrerá às 19h desta sexta-feira, na sede do Sebrae/MS.

Para a criação dos pratos, não foi permitido o uso de alimentos ultraprocessados. Além disso, foi preciso utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar previstos no edital.

Os critérios foram adotados para incentivar os municípios a adquirirem os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de estimular a criação de cardápios mais saudáveis a partir de hortaliças, leguminosas e frutas.

Segundo o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, além de valorizar a profissão, a ideia do desafio é fortalecer a agricultura familiar e dar apoio ao empreendedorismo no campo.

“Com o desafio queremos fazer com que as merendeiras se tornem protagonistas e enxerguem a relevância do papel que desempenham. Além disso, pretendemos mostrar como é possível inserir nas escolas uma alimentação saudável com produtos adquiridos do produtor local, já que esse é um dos critérios do edital. As prefeituras podem fazer a compra da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que fortalece quem vive da terra, pois gera renda para as famílias e promove o desenvolvimento”, destacou Tito.

Mais Artigos