Fazendeiro é indiciado após ser flagrado com criação ilegal de javalis

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Um fazendeiro de 41 anos foi indiciado por crime ambiental após a Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrar a criação ilegal de javalis. Acompanhada de técnicos da Agência Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro), a equipe foi o local, que fica a 20 km de Bela Vista, na região sudoeste do estado, nessa quarta-feira (10).

Conforme a PMA, houve a fiscalização durante a tarde e os policiais localizaram um chiqueiro com a criação dos animais. O proprietário também recebeu multa de R$ 2,4 mil e responderá por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão ambiental competente, com pena prevista de um a seis meses de detenção.

“O javali é decretado como nocivo e não pode ser transportado. E a instrução normativa não trata da questão sanitária. E quem faz a caça, não pode transportar, apenas abater e consumir no local. Este animal pode inclusive transmitir doenças e também destruir plantações, principalmente quando se juntam. Acredito que devem ser abatidos no local pela Iagro”, explicou ao G1 o tenente-coronel da PMA, Ednilson Queiroz.

A Instrução Normativa nº 3, de 31 de janeiro de 2013, que permite o controle (abate) do javali, desde sua publicação, suspendeu a instalação, registro e funcionamento de qualquer modalidade de criação de javalis no Brasil por tempo indeterminado.

Mais Artigos