Assistência Social leva orientações sobre combate ao trabalho infantil para catadores de recicláveis

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu nesta terça-feira, 14 de junho, roda de conversa com os catadores de recicláveis da cooperativa que atua no lixão. O encontro, realizado em parceria com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, levou orientações relacionadas à necessidade e importância do combate ao trabalho infantil. A ação integra as atividades ligadas ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, que é celebrado anualmente em 12 de junho.

“Por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), a Prefeitura visita este aterro semanalmente para trazer informações acerca da proibição do trabalho infantil e orientar que o lugar de criança é na escola. Nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é oferecido o contra turno escolar, que funciona tanto na parte da manhã como na parte da tarde. Esse serviço é oferecido pra dar apoio às crianças, não é reforço escolar. É um apoio de atividades e as famílias podem buscar informações no CRAS da região onde mora para a inscrição”, explicou a coordenadora do CREAS, Marcelle Andrade Teixeira. “Essas atividades acontecem ao longo do ano”, completou. A gerente de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Renata Papa, acompanhou a ação, juntamente com servidores do CRAS.

Eliane Dias de Souza, catadora de material reciclável, afirmou que as orientações para combater o trabalho infantil. “É muito importante para a gente aqui, porque é perigoso tem muitos caminhões e criança pode querer sair correndo atrás e pulando nas carrocerias. É muito bom para nós porque a gente precisa mesmo”, disse. Ao final da roda de conversa, os trabalhadores receberam kits contendo sacola, squeeze e material educativo com o símbolo da campanha.

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 após a apresentação de primeiro relatório Global sobre o trabalho de crianças e adolescentes na Conferência Anual do Trabalho, desde então no dia 12 de junho foi instituído o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Desde então, toda a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo se mobilizam através de sensibilizações, conscientização e orientação relativos aos danos ocasionados pelo trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. Sendo assim a Prefeitura Municipal de Corumbá através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promove ao longo do mês de junho, diversas ações, entre elas: Blitz Educativa que acontecerá no dia 15 de junho as 10h na rua Frei Mariano com rua Dom Aquino.

Palestras que acontecerão nos CRAS II – 23/06/22; CRAS IV – 06/06/2022; CRAS Itinerante – 08/06/22 e CRAS Albuquerque – 30/06/22 e nas Organizações da Sociedade Civil, serão entregues materiais informativos, cartazes/flayers, sendo também sorteados garrafas de água com o tema da campanha.  Os serviços de Convivência e Fortalecimento de vínculos receberam materiais pedagógicos (cartilha) para trabalharem a temática ao longo do mês.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Tema da Campanha 2022

“Proteção social para acabar com o trabalho infantil” é o tema da campanha nacional promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Ministério Público do Trabalho (MPT) e parceiros municipais. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade da urgente necessidade de efetivação do regramento jurídico existente de proteção à infância e à adolescência e ampliação dos investimentos em programas e políticas sociais com fins de redução à pobreza e à vulnerabilidade socioeconômica que incide sobre as famílias brasileiras.

A contagem regressiva para o cumprimento da Meta 8.7 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de “até 2025 erradicar o trabalho em condições análogas às de escravo e o trabalho infantil, principalmente nas suas piores formas” continua. E, em um momento pós-pandemia, ainda que sem números oficiais sobre o trabalho infantil no Brasil, é notório o crescimento substancial do número de crianças e adolescentes trabalhando nas pequenas e grandes cidades brasileiras. É preciso que a infância e a adolescência estejam no centro das atenções e isso significa refletir, criar e implementar a política de proteção social às crianças e adolescentes.

Mais Artigos