A ligação terrestre entre a BR-262 e o Porto Esperança, executada pelo Governo do Estado, deve ampliar de forma significativa o turismo na região, distante aproximadamente 80 quilômetros da zona urbana de Corumbá. Destino preferido de pescadores de várias partes do Brasil, atualmente o acesso ao histórico porto, nascido na época da construção da linha férrea, é feito somente via Rio Paraguai.
Já pensando no aumento do fluxo de turistas viabilizado pela nova estrada, a Fundação de Turismo do Pantanal visitou o local neste final de semana e fez um diagnóstico dos atrativos presentes ali. Todo o processo foi realizado ouvindo as principais lideranças do Porto Esperança.
“Verificamos as iniciativas e atividades presentes nesta comunidade. Agora vamos estudar formas de complementar esses atrativos de forma a agregar valor ao roteiro”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Corumbá, Elisangela Sienna, reforçando que o grande objetivo do Executivo municipal é o “desenvolvimento do turismo nesta tradicional comunidade”.
“Neste primeiro momento, ouvimos as solicitações das representantes do Porto Esperança. Foi um encontro bastante produtivo e que deve render bons frutos futuros”, completou Elisangela. Participaram da visita técnica a presidente da Associação de Mulheres de Porto Esperança, Maria Auxiliadora Gomes, presidente da Associação de Mulheres de Porto Esperança e Rosangela Aparecida, presidente da Associação de Moradores.