CBF muda critérios de classificação para Copa do Brasil e MS volta a ter duas vagas

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Os clubes de Mato Grosso do Sul que vão disputar a Série A do Campeonato Estadual ganharam um estímulo a mais para disputar a competição ou, para usar metáfora da época, um presente de fim de ano da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A entidade divulgou o regulamento e tabela básica da Copa do Brasil 2023 e, junto, novos critérios para classificação para edição 2024.

Com a mudança, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) volta a indicar dois clubes para o torneio nacional que paga as maiores cotas de participação, o que não acontece desde 2021.

Segundo as mudanças, as dez vagas que eram até então direcionadas para clubes segundo posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) não utilizarão mais esse critério. Essas serão, a partir da edição 2024, distribuídas de acordo com o Ranking de Federações.

As duas melhores colocadas ganharam uma vaga e agora indicam seis clubes, de terceira a quinta também ganharam uma vaga a mais e indicam cinco participantes. Entre sexta e 14ª seguem indicando três clubes, e da 15ª a 27ª indicam dois clubes. As cinco últimas ganharam uma vaga.

A mudança é resultado da pressão de presidentes de Federação sobre a CBF para poder indicar maior número de participantes, em detrimento ao poder direto dos clubes. “Essa mudança representa uma grande vitória para a nossa Federação”, disse o presidente da FFMS, Francisco Cezário.

Cotas

O interesse das Federações menores em conseguir aumentar o número de participantes na Copa do Brasil se explica pelas cotas de participação na competição. Na primeira fase, por exemplo, o Operário FC, único representante do Estado na edição 2023, recebe, se não houver mudança em relação ao que foi pago em 2022, aproximadamente R$ 620 mil. Se avançar, garante mais R$ 750 m

Mais Artigos

Saúde realiza Encontro de Saúde Bucal

A Secretaria de Saúde, por intermédio da Gerência de Saúde Bucal está realizando hoje, dia 25 de outubro, o 1º Encontro de Saúde Bucal, em comemoração ao dia