Prefeito diz que parcerias e planejamento de gestão permitiram investimentos

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Após anunciar um pacote de obras de mais de R$ 94 milhões para Corumbá nesta sexta-feira, 17 de setembro, o prefeito Marcelo Iunes destacou que são mais de 50 ações nas áreas de infraestrutura urbana e rural, saúde, meio ambiente, educação e assistência social. De acordo com o chefe do Executivo corumbaense, mesmo com parcerias, grande parte dos investimentos é com recursos próprios do Município.

“São quase 95 milhões de reais em obras, a maior parte com recurso do Município. Temos repasses financeiros do Estado e da União, mas a maior parte é de recursos do Município fruto de um trabalho de gestão com planejamento e com apoio da Câmara Municipal. Importante que temos parceria dos vereadores, Assembleia Legislativa, bancada sul-mato-grossense no Congresso Nacional, com deputados e senadores, e, fundamentalmente, do governador Reinaldo Azambuja, que é um grande parceiro de Corumbá, e do secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel”, disse o prefeito.

“Temos parceria na bancada, com o senador Nelsinho (Trad); Soraya Thronicke; as deputadas federais Rose Modesto e Bia Cavassa; os deputados estaduais Evander (Vendramini), professor Rinaldo (Modesto) e Capitão Contar que destinaram recursos para o município”, nominou o prefeito ao também agradecer o apoio dos parlamentares.

Marcelo Iunes ressaltou que sua administração trabalha para atrair mais investimentos para o município. “Queremos trazer um ramal do gás boliviano para Corumbá, com um preço diferenciado, mais atrativo para a cidade. Já tem uma empresa, da Bahia, para construir uma usina termelétrica, mas precisa de preço atrativo [para o gás].Também trabalhamos para atrairmos um pólo minero-siderúrgico Corumbá, mas volto a dizer, precisa de preços atrativos, para isso. Estamos trabalhando com mais afinco na questão da ferrovia e do gás, que vão gerar mais emprego e renda na cidade”, disse o prefeito.

Com total apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Prefeitura de Corumbá vai coordenar a integração logística entre a região pantaneira e as cidades de Salta, Jujuy e Tucuman, todas localizadas no norte da Argentina. A iniciativa visa a viabilidade do acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina.

Seguindo com ações para desenvolvimento da economia corumbaense o prefeito destacou a execução do programa Cidade Empreendedora. “Temos nessa parceria com o Sebrae/MS, o início de cursos de qualificação para a nossa população, permitindo que fiquem mais preparadas para o mercado de trabalho. Gerando emprego na cidade, o comércio cresce. Crescendo, vai contratar mais gente e agora, com os cursos, será pessoal qualificado”, afirmou

Iunes lembrou que os assentamentos rurais também têm perspectivas de desenvolvimento econômico. “Temos cursos de pisciculturas permitindo a criação de peixes pelos produtores familiares dos nossos assentamentos. Criamos o PAA Municipal, e trabalhamos o PAA Federal também, além do PNAE para a merenda escolar”, disse ao ressaltar os incentivos para este segmento.

Marcelo Iunes enfatizou que a Prefeitura busca a elevação dos valores repassados pela União à Santa Casa de Corumbá. O montante é o mesmo há 11 anos, quando foi determinada a intervenção pública do hospital. “Estudamos uma solução para que o hospital possa receber mais recursos da União. Faz 11 anos que é o mesmo valor, de 1 milhão e 80 mil, mas a demanda é muito maior. Estamos encaminhando os dados ao Ministério da Saúde”, informou o chefe do Executivo Municipal.

O prefeito ressaltou que a pandemia não permitiu fazer uma grande festa para comemorar os 243 anos de fundação de Corumbá, mas afirmou que a Prefeitura mantém ações firmes no enfrentamento à pandemia. “Nossa esperança é ver zerar os casos de covid em Corumbá, já houve diminuição dos os casos, mas ainda temos internações. Infelizmente, tivemos a morte de uma criança recentemente, quero dedicar meus pêsames à família”, finalizou.

Mais Artigos