Retomada da ‘vida normal’ dependerá de indicadores

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Corumbá já aplicou 91.123 mil doses das vacinas contra a Covid-19, 54.75% da população com mais de 18 anos recebeu a dose única ou as duas doses necessárias, e 27.86% aguardam a data da segunda dose.

“Com o sucesso da vacinação em massa, é de se esperar o anseio da população para a retomada de uma ‘vida normal’. Contudo, dependerá do cenário da pandemia nas próximas semanas, buscamos sempre um equilíbrio entre a saúde e a economia, mas os dados da vigilância epidemiológica que vão balizar a liberação de eventos, claro que com medidas de biossegurança”, reforça o Chefe do Executivo Municipal, Marcelo Iunes.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite explica as próximas etapas do estudo “a vacinação em massa acabou de ocorrer, ainda é necessário algumas semanas para que seja avaliado a efetividade, primeiramente devem ocorrer a queda de novos casos, depois internação e então os óbitos. O estudo leva 5 semanas para ocorrer. Quanto maior a cobertura vacinal, melhor a queda dos indicadores”.

“Os corumbaenses estão tendo uma grande oportunidade, pedimos para aquelas pessoas que ainda não se vacinaram que procurem uma unidade de saúde, só com imunização vamos proteger a nossa vida e a vida da nossa família”, pede o Prefeito Marcelo Iunes.

Vacina Janssen

Em Corumbá, pessoas com 18 anos ou mais, que ainda não receberam a vacina contra a Covid-19, deve procurar o Centro de Saúde da Ladeira, ou uma das 10 Unidades de Saúde da Família, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.

Quem ainda não fez o cadastro, basta ir um dos pontos com o documento de identificação pessoal.

Estudo Vebra Covid-19

A vacina americana da Janssen é de aplicação única e foi utilizada para estudo epidemiológico conduzido pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, Júlio Croda. O estudo é realizado pelo grupo Vebra Covid da Fiocruz (capitaneado por Croda), com apoio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e das universidades dos Estados Unidos de Stanford, Yale e Miami.

Todos acima de 18 anos, que ainda não tinham sido vacinados com outros imunizantes, tiveram a oportunidade de receber dose da Janssen nas cidades de fronteira. Os pesquisadores vão monitorar o impacto da vacina em relação à imunidade coletiva e vão comparar os dados com outros 13 municípios similares. Também será monitorada a incidência da doença em crianças e adolescentes, que ainda não podem receber vacina.

Confira quais são as unidades:

CENTRO DE SAÚDE DA LADEIRA  Ladeira Cunha e Cruz, s/n, Centro

UBSF Walter Victório-Cravo  – R: Santa Catarina, entre 7 e Major Gama

UBSF Dr. Bonifácio Tikayoshi Tiaen – R: Pastor Calos Padilha, s/n, Padre Ernesto Sassida

UBSF Beira Rio –  R: Delamare, 384, Centro

UBSF Luís Fragelli  – Av. Rio Branco, s/n, Universitário

UBSF Popular Velha – R: Teodomiro Serra s/n, Popular Velha

UBSF Breno de Medeiros I – R: Círiaco de Toledo s/n, Popular Nova

UBSF Nova Corumbá – R: Ciríaco de Toledo, s/n, Nova Corumbá

UBSF Padre Ernesto Sassida – R: José Fragelli, esquina com Dom Aquino, Dom Dosco

UBSF Pedro Paulo II – R: Batista das Neves, 119, Centro

UBSF Dr Ranulfo Jesus de Vasconcelos – Aeroporto II  R: Santos Dumont, 47, Aeroporto

Mais Artigos