Professores do Projeto Corredor Bioceânico da UFMS ministram minicurso no IV Simpósio de Administração

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Profa. Dra. Luciane Carvalho (ESAN/UFMS), que realiza pesquisas no Eixo de Economia do Projeto Corredor Bioceânico da UFMS, ministrou o minicurso “O Corredor Bioceânico, o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e seus impactos para a microrregião de Paranaíba” durante o IV Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração nesta quarta-feira (19).

O Prof. Me. Francisco Bayardo (FAENG/UFMS), que realiza pesquisas no Eixo de Logística, também participou do minicurso como convidado. A capacitação é uma ação de extensão do Projeto Corredor Bioceânico da UFMS, realizado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet (PT/MS).

O IV Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração é um evento online realizado pela Empresa Júnior, do curso de Administração do Câmpus de Paranaíba/UFMS. O Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro, que é coordenador da Empresa Júnior, realizou a abertura e a mediação do minicurso.

Potencialidades econômicas

A Profa. Dra. Luciane Carvalho abordou os impactos positivos do Corredor Bioceânico para Mato Grosso do Sul, como a redução do tempo de trânsito e dos custos de atividades comerciais para Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos.

O minicurso também incluiu a apresentação de dados sobre as exportações e importações do Estado com o continente asiático e países latino-americanos como Chile, Argentina e Paraguai, além da análise sobre as potencialidades econômicas para a microrregião de Paranaíba.

“Atualmente, essa microrregião exporta produtos como carne bovina, açúcares, carnes e miudezas de aves, couro e pele curtidos de bovinos e equídeos. As carnes, em sua maioria, têm como destino o mercado asiático e, no caso dos açúcares, 60% das exportações foram para a Rússia e 16% para Hong Kong no ano de 2014”, explicou a pesquisadora.

Outros pontos positivos são a localização estratégica para outras regiões, a infraestrutura e logística, a oferta de capacitação para mão-de-obra qualificada e a agropecuária, inclusive por meio de agricultura familiar.

De acordo com Profa. Dra. Luciane Carvalho, a expectativa é que os caminhões levem as mercadorias até os portos de Iquique e Antofagasta, no Chile, e retornem também carregados com mercadorias daquele país, fomentando tanto as exportações quanto as importações.

“O Corredor Bioceânico tem o objetivo de ampliar essas relações comerciais. Mas esse potencial depende da decisão dos empresários de entenderem e verificarem a viabilidade dessa rota. Há uma participação do poder público em promover a infraestrutura e dos empresários para fazer essa análise”, esclareceu.

A capacitação também abordou os desafios para concretização da rota como a construção da ponte sobre o Rio Paraguai e a segurança nacional por meio de políticas públicas abrangentes que solucionem as demandas sanitárias e alfandegárias.

Tecnologia

O Prof. Me. Francisco Bayardo apresentou conceitos relacionados à Logística 4.0, que integra elementos como Manufatura Aditiva (impressão 3D), Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Biologia Sintética (Synbio).

Também abordou como as mudanças provocadas pelo Corredor Bioceânico poderão promover o uso desses recursos e da integração logística, favorecendo o desenvolvimento de municípios como Paranaíba.

“É uma cidade que fica a meio caminho entre Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG), que são dois importantes centros regionais e de serviços do Cerrado Brasileiro. É, portanto, um importante entreposto comercial para quem costuma transitar entre essas duas cidades”, explicou o pesquisador.

Ainda de acordo com Prof. Me. Francisco Bayardo, o projeto Ferrogrão chegará até Maracaju e, associado a outras linhas férreas já existentes, também poderá favorecer o escoamento de produtos.

“Esse projeto é importante porque integrará modais para as commodities do Estado, conforme a vocação de cada região podemos ter uma distribuição mais rápida e mais barata das mercadorias, inclusive de Paranaíba, para o Paraguai, o Chile e a Argentina. A integração dos modais pode tornar o frete mais barato”, avaliou.

Logística

A pesquisa na área de Logística sobre os impactos do Corredor Bioceânico também foi apresentada pelo Prof. Me. Francisco Bayardo na palestra “Logística 4.0: movimentação e aplicação nas indústrias”, realizada no dia 6 de maio, durante a III Semana de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O Projeto de Pesquisa e Extensão Corredor Bioceânico da UFMS é coordenado pelo Prof. Dr. Erick Wilke (ESAN/UFMS) e analisa oportunidades e desafios gerados pela construção da rota rodoviária.

Por: Assessoria de Comunicação do Projeto Multidisciplinar Corredor Bioceânico

Mais Artigos

PMA reforça fiscalizações no Pantanal

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul irá intensificar as fiscalizações dentro do Pantanal, após uma onça ter sido encontrada morta por disparo de arma