A inclusão de trabalhadores do setor de limpeza pública nos grupos prioritários de imunização contra a Covid-19 foi solicitada na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 13, da Câmara, pelo vereador Samyr Qualhada, por entender que, pelo trabalho que desenvolvem, estão altamente vulneráveis ao contágio do coronavírus.
Qualhada explicou que no grupo estão incluídos os coletores de lixo domiciliar, industrial e hospitalar, bem como os integrantes das equipes de varrição. “São trabalhadores que todos os dias, estão cumprindo suas funções na cidade, para manter a limpeza, sob alto risco de contágio”, defendeu.
A solicitação foi feita por meio de requerimento em regime de urgência especial direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, bem como ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite.
“São trabalhadores essenciais à sociedade, que realizam um trabalho importantíssimo em toda a cidade, como forma de mantê-la limpa. Eles estão em todos os cantos, todos os dias, já que não podem interromper seus serviços por aspectos ambientas e sanitários, estando assim sujeitos a um nível de exposição de risco mais alto. Por isso mesmo precisamos valorizar estes profissionais, proporcionando a eles a imunização necessária, para evitar o contágio”, reconheceu.
O vereador lembrou que já está tramitando no Congresso, um Projeto de Lei 370/21 que determina que sejam priorizados, no plano de vacinação contra a Covid-19, os profissionais que colaboram na limpeza urbana e na coleta de lixo, de autoria da deputada Mara Rocha (PSDB-AC), e que algumas cidades já se adiantaram e estão vacinando estes profissionais. “Portanto, nada mais justo que inserir estes profissionais nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid em Corumbá”, completou.
E foi justamente para valorizar esses trabalhadores que o vereador apresentou também na sessão de ontem, um requerimento sugerindo a outorga de Moções de Congratulações aos profissionais que atuam na limpeza pública e na coleta de lixo, que foi aprovado por unanimidade. “Eles fazem parte da nossa linha de frente durante toda essa pandemia que vivenciamos, e exercem com toda maestria, uma função essencial a vida”, enfatizou.
PAVIMENTAÇÃO
Na mesma sessão, Qualhada requereu junto ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a pavimentação asfáltica da Rua 21 de Setembro, esquina com a Rua Ceará, no Bairro Nova Corumbá, para melhorar as condições de trafegabilidade e minimizar problemas enfrentados por moradores da região.
TRÂNSITO
Reivindicou a instalação de um redutor de velocidade, tipo quebra-molas, para evitar excesso de velocidade por parte de motoristas que trafegam pela Rua Cyríaco de Toledo, no Bairro Popular Nova, para maior segurança das pessoas que trafegam pelo trecho entre a Alameda Eliane Dobes e a Rua Santa Catarina.
Qualhada explicou que o fluxo de veículos na região é intenso e muitos motoristas trafegam em alta velocidade, e que por isso mesmo é preciso adoção de medias urgentes para evitar tais tipos de infração.
A solicitação foi feita por meio de requerimento durante sessão do Poder Legislativo corumbaense, e endereçada ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Lúcio André Messias de Barros.