INSS: tire 12 dúvidas sobre a prova de vida por celular que inicia hoje

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Primeira etapa do projeto atenderá 500 mil segurados que tenham CNH ou título de eleitor. Eles receberão aviso pelo Meu INSS, central 135 e e-mail

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia nesta quinta-feira (20) o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. Cerca de 500 mil beneficiários de todo o país devem participar desta primeira etapa.

O programa é em parceria com a SGD (Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, e a Dataprev.

Os primeiros contatos com os segurados estavam previstos para serem realizados nos últimos dias pelo INSS por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail.
Estes segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida, portanto, é importante que façam o procedimento, se forem contatados pelo INSS.

O  INSS usará a base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para realizar a biometria facial. 

Portanto, neste momento, serão selecionados apenas segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.
Mesmo sendo um projeto-piloto, a prova de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético

Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Como vai funcionar?

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmara do celular do cidadão, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

Como se trata de um piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados e não para todos.

Mais Artigos

Jovem é assassinado após brigar em bar

Um jovem, ainda não identificado, foi assassinado na Vila Marcos Roberto em Campo Grande. O crime aconteceu na tarde deste sábado (16) e o suspeito ainda não foi