Em 24h, prefeitura recebe mais de 8,8 mil cadastros para vacina em Campo Grande

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

 Prefeitura de Campo Grande recebeu 8.832 cadastros de pessoas pertencentes aos grupos prioritários para receber vacina contra Covid-19 num período de 24 horas após ter lançado o sistema.

Conforme o município, desse total, 5.948 são profissionais da saúde, 2.840 pessoas com 75 anos ou mais, 23 idosos institucionalizados e 21 indígenas aldeados.

O secretário municipal de saúde, José Mauro, esclareceu que todos vão receber a vacina, mas os que tiverem feito o cadastro terão prioridade. “Com os dados no sistema da prefeitura fica mais fácil”, declarou.

Além disso, o secretário explicou que o cadastro ajudará o município a elaborar uma estratégia de vacinação, dependendo da quantidade de pessoas que se declararem do grupo prioritário como profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e indígenas, por exemplo.

Cadastro

O usuário deve preencher um questionário com os dados pessoas e, no caso do profissional de saúde, anexar um comprovante de vínculo como carteirinha do conselho de classe ou holerite, e um documento oficial com foto para ambos.

A identificação não é um agendamento, mas garante atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evita a formação de aglomerações. Além disso, o processo no sistema não é obrigatório, quem não conseguir preencher os dados online poderá ir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios pessoais.

Confira o passo a passo do formulário:

  1. A pessoa apta a receber a vacina acessa o site www.vacina.campogrande.ms.gov.br através de dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde
  2. Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros)
  3. Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela Sesau/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema

Início da vacinação em Campo Grande

Na terça-feira (19), Campo Grande iniciou a campanha de vacinação contra Covid-19. A primeira a ser imunizada foi a enfermeira Flávia Crispini de Almeida, de 52 anos, que há 23 anos trabalha na rede pública.

Assim, equipes volantes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) começam a percorrer 13 unidades de saúde, entre elas a Santa Casa, o Hospital Regional e o Hospital Universitário. A expectativa é que essa primeira etapa seja concluída em até duas semanas. Dentro de 28 dias, esse grupo recebe a 2ª dose.

Logística da vacinação para Covid-19

Neste primeiro momento, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) deixou claro que a vacinação será somente para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus e dos idosos que estão em casas geriátricas. ” Em razão da pouca quantidade de doses recebida pelo município não será possível expandir para os demais públicos neste momento. Assim que houver o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, o cronograma de vacinação seguirá seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI)”, pontuou o órgão.

Já está definido que haverá um polo de vacinação no Ginásio do Guanandizão, com capacidade para vacinar cerca de 2,5 mil pessoas por dia. Além disso, deverá haver drives-thru para pessoas com dificuldade de locomoção e idosos. As unidades de saúde também devem oferecer os imunizantes e devem funcionar com horário estendido, informou o secretário municipal de saúde, José Mauro.

Mais Artigos