Bancos podem ajustar horários de funcionamento por coronavírus

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Os bancos brasileiros vão ajustar os horários de atendimento ao público devido à pandemia do novo coronavírus. A determinação do Banco Central foi publicada nesta segunda-feira (23) no DOU (Diário Oficial da União), mas já havia sido decidida deste o dia 19 de março. 

Bancos reduzem juros e aumentam prazo para pagamento de dívida

O texto afirma que “assegurada a prestação dos serviços essenciais à população, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem ajustar o horário de atendimento ao público de suas dependências enquanto perdurar, no País, a situação de risco à saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19)”. 

As instituições financeiras devem afixar um aviso nas suas dependências, em local visível, para informar os clientes sobre os novos horários de funcionamento. Também é obrigatória a comunicação pelos demais canais de atendimento disponíveis. Além dos horários, é essencial informar as regras especiais de acesso para evitar aglomeração de pessoas. 

Em comunicado no dia 19 de março, a Febraban recomendou que os clientes utilizem os canais digitais dos bancos para evitar o deslocamento até as agências bancárias. 

A instituição afirma que “por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros”. 

Mais Artigos