Diagnosticada com autismo aos 25 anos, Andressa planeja tomar 2ª dose da Coronavac junto com a mãe

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Seguindo rigorosamente o Plano Nacional de Imunização (PNI), Corumbá iniciou nesta terça-feira, 6 de abril, a vacinação de novos grupos contra a Covid-19. Além dos idosos com 63 anos ou mais, estão sendo vacinados autistas, transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea, portadores de anemia falciforme, síndromes genéticas com alterações cromossômicas e paralisia cerebral, todos esses com 18 anos ou mais.

Diagnosticada com autismo há 9 anos, Andressa de Andrade Pereira foi uma das primeiras a chegar no Poliesportivo Lucílio de Medeiros. Animada e bastante comunicativa, a jovem de 34 anos, comemorou a vacina, mas também foi clara ao lembrar que ainda é preciso utilizar a máscara, álcool em gel e evitar aglomerações. “Ainda não é hora de relaxar. Precisamos continuar com os cuidados”, afirmou.

Outro motivo de alegria para Andressa foi uma feliz coincidência. Ela e a mãe devem tomar a segunda dose da Coronavac no mesmo dia. “Eu tomei a primeira no domingo. Então deveria tomar a segunda dois antes dela, mas vou aguardar para que estejamos imunizadas juntas”, explicou Fátima A. M. Andrade, de 64 anos, que se emocionou com a vacina da filha.

Andressa e sua mãe, Fátima, já programam tomar a segunda dose juntas (Fotos: Gisele Ribeiro)

“Ela é bastante independente, sempre foi. Ela tem dois cursos técnicos do Senac e também passou em um concurso aqui da Prefeitura, onde ela trabalha até hoje. Agora estou a encorajando a fazer uma faculdade, vamos ver. Neste período de pandemia, é a Andressa quem tem saído mais de casa para fazer compra e pagar as contas”, disse dona Fátima, explicando que o diagnóstico de autismo da filha só foi fechado quando ela já tinha 25 anos.

Vacinação

Todos que forem tomar a primeira dose devem realizar o cadastro no site da Prefeitura pelo link http://vacina.corumba.ms.gov.br/coronavirus, e apresentar o laudo do especialista que ficará retido. O intervalo da Coronavac deve ser de 2 a 4 semanas após a primeira dose. Além de drive thru, no local também haverá ponto fixo de vacinação.

Os acamados, cadastrados na rede de saúde, receberão as doses em domicílio. A Secretaria Municipal de Saúde reitera que o Município está seguindo o Plano Nacional de Vacinação, e que a imunização dos grupos prioritários está ocorrendo de forma gradativa, assim que o município receber novas doses será aberto para novas idades e demais comorbidades. Informações no Núcleo de Imunização pelo telefone 3907-5425.

Mais Artigos

motorista é infectado e morre em Campo Grande

Vítima estava internada no Hospital El kadri e morreu na noite dessa segunda-feira (9). O socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Gerci Alves da Silva,