Com o novo coronavírus, as ruas não terão o mesmo brilho, músicas e festas que o Carnaval proporcionava. Em decorrência da pandemia, alguns municípios de Mato Grosso do Sul revogaram o ponto facultativo de Carnaval, que seria entre os dias 15 e 17 de fevereiro, início da próxima semana.
CONFIRA COMO FICOU EM CADA UMA DAS 10 CIDADES DE MATO GROSSO DO SUL:
Aquidauana
Aquidauana, 131 km da capital, terá ponto facultativo para as repartições públicas municipais, conforme publicação de um decreto municipal. O centro de especialidades médicas de Aquidauana terá atendimento somente aos sintomáticos gripais. O atendimento específico às pessoas com Covid-19 e sintomáticos será feito nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Bonito
Bonito é uma das cidades mais turísticas de Mato Grosso do Sul, com os balneários de águas cristalinas, turistas viram na cidade um destino para passar o Carnaval. De acordo com a secretaria municipal de Turismo, cerca de 60% dos hotéis da cidade estão com a capacidade máxima.
A prefeitura de Bonito aderiu ao ponto facultativo, as atividades públicas não funcionarão durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Para atender os turistas que chegarem ao município, a secretaria municipal de Turismo informou que os turistas vão contar com uma “tenda informativa” na principal praça da cidade, a fim de esclarecer dúvidas sobre as regras e medidas de biossegurança.
Campo Grande
A prefeitura informou que o expediente de trabalho será normal entre os dias 15 e 17 de fevereiro. De acordo com a prefeitura, a medida servirá para evitar aglomerações na capital.
Para fiscalizar as possíveis aglomerações de carnaval, a Guarda Civil Metropolitana (CGM) de Campo Grande fará ações em pontos da capital entre os dias 12 e 14 de fevereiro. A operação tem como intuito coibir aglomerações “alusivas à festa de carnaval”, levando em consideração o atual quadro da pandemia.
Corumbá
A prefeitura publicou decreto que suspende o ponto facultativo de Carnaval. A medida tem como objetivo coibir aglomerações, assim, impedindo uma maior proliferação da Covid-19 no município
Na “Cidade Branca”, prefeitura e a polícia Militar vão atuar em “força-tarefa” para fiscalizar possíveis aglomerações durante o Carnaval. O processo pedagógico com donos de restaurantes, casas noturnas e proprietários já está sendo feito, com a finalidade de informar sobre as medidas que podem ser tomadas pelo poder público.
Costa Rica
O município de Costa Rica, a 338 km de Campo Grande, manteve o ponto facultativo do feriado de Carnaval e suspendeu todas as festividades carnavalescas. A decisão segue a medida tomada pelo Governo do estado, que manterá o ponto facultativo nas repartições públicas entre os dias 15 e 17 de fevereiro.
Dourados
A prefeitura de Dourados decretou ponto facultativo durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Mesmo mantendo o período, na cidade está previsto a suspensão de atividades que possam acarretar aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados de uso coletivo.
Para coibir as possíveis aglomerações, a Guarda Municipal de Dourados informou que irá intensificar as fiscalizações no período. A prefeitura informou que as pessoas que descumprirem as regras estarão sujeitos às penalidades por infrações sanitárias.
Paranaíba
Publicado em diário oficial, a prefeitura de Paranaíba, a 398 km de Campo Grande, manteve o ponto facultativo nas repartições públicas do município nos dias 15 e 17 de fevereiro.
Em nota, a prefeitura de Paranaíba informou que o ponto facultativo não se aplicará aos setores e serviços considerados essenciais. “No caso dos serviços indispensáveis à população fica facultado aos secretários municipais e dirigentes das entidades descentralizadas a regulamentação do funcionamento especial dos mesmos”, ressalta a nota da prefeitura.
Ponta Porã
No município vizinho com o Paraguai, o ponto facultativo foi cancelado. Em Ponta Porã, no início de fevereiro, a prefeitura da cidade decretou o cancelamento da tradicional “guerra d’água’ e feriados de Carnaval deste ano. As medidas foram tomadas em razão da pandemia do novo coronavírus, e tem por objetivo impedir a proliferação do vírus na cidade.
Em nota, a prefeitura informou que se as medidas não forem cumpridas pela população, “eventuais infrações poderão ser punidas com a aplicação de multas previstas no código Sanitário Municipal”.
Porto Murtinho
Em Porto Murtinho, 443 km de Campo Grande, a folia à beira do Rio Paraguai não acontecerá. Porém, o ponto facultativo está mantido. As repartições públicas não funcionarão nos dias 15 e 16 de fevereiro. Já no dia 17 (quarta de cinzas), o atendimento ao público será normal.
Três Lagoas
A prefeitura de Três Lagoas suspendeu, em decreto, todos os eventos relativos às práticas carnavalescas, bem como o ponto facultativo. A decisão foi tomada levando em consideração a atual situação do município frente a pandemia de Covid-19.
Ainda conforme a publicação, o descumprimento das regras poderá ser comunicado às autoridades públicas para apuração de crimes de infração das medidas sanitárias. Os infratores podem sofrer sanções civil e administrativa.