Equipes foram ao local para cumprir ordem judicial, quando viram os animais presos. Pecuarista deve ser indiciado, com agravante das antas estarem na lista de extinção.
A Polícia Militar Ambiental (PMA), em ação conjunta com policiais de Costa Rica, a 391 km de Campo Grande, apreendeu duas antas em uma fazenda a 60 km da cidade. O flagrante ocorreu há dois dias, quando as equipes acompanhavam um oficial de justiça para cumprimento de mandado judicial e viram os animais no cativeiro.
Questionado, o proprietário disse que, há tempos, mantinha os animais em uma área cercada na fazenda. Ele foi levado para delegacia de Polícia Civil e deve ser indiciado por crime ambiental de manter animal silvestre ilegalmente em cativeiro, com pena de seis meses a um ano e meio de detenção. Ainda conforme a polícia, a pena terá aumento de seis meses, já que a anta está na lista de espécies em extinção.
Além do indiciamento, o pecuarista ainda teve multa de R$ 10 mil. Já os animais foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).
Antas foram apreendidas e levadas ao Cras em MS — Foto: PMA/Divulgação