Setenta alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) receberam certificados de formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A certificação foi entregue aos estudantes das escolas de educação Integral Tilma Fernandes Veiga; Rachid Bardauil e Luiz Feitosa Rodrigues. A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira, 07 de dezembro, no auditório da escola Estadual João Leite de Barros.
O PROERD, que tem como objetivo evitar que crianças se envolvam com o uso de drogas, despertando atenção também para a questão da violência – em todas as suas formas de manifestação – retomou as atividades em setembro na cidade. As ações foram paralisadas durante dois anos em razão da pandemia de covid-19. Os alunos do 5º ano, daquelas três escolas participarão do Programa com duas horas de aula a cada quinze dias.
Representando o prefeito Marcelo Iunes, o secretário Municipal de Gestão e Planejamento, Eduardo Aguilar Iunes destacou a importância do PROERD na formação das crianças. “O PROERD prepara vocês para enfrentarem as drogas. Vocês tiveram uma grande oportunidade ao participarem deste curso e receberam orientações para saber como enfrentar este problema”, disse. O secretário de Gestão e Planejamento recebeu, em nome do prefeito, o certificado de ‘Amigo do PROERD’.
Em Corumbá, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tornou-se Política Pública Municipal, por meio de lei sancionada pelo chefe do Executivo Municipal em julho deste ano.
Também participaram da solenidade que entregou os certificados o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte; a secretária-adjunta de Educação Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum; o presidente da Câmara Municipal vereador Roberto Façanha; o juiz de Direito André Luiz Monteiro; a capitã PM Joice Gonçalves; o chefe de Gabinete Elbio Mendonça, e o vereador Manoel Rodrigues.
A lei municipal
Sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes, a lei n° 2.836, que institui como Política Pública Municipal o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), busca ampliar e fortalecer o trabalho de enfrentamento às drogas, principalmente no ambiente escolar. A promoção da cidadania e a disseminação da cultura da paz também são objetivos descritos na Lei Municipal, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
O programa será executado pela Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul em parceria com o r Executivo Municipal. As atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência incluem a promoção de cursos, por policiais, para crianças, adolescentes, jovens, pais e professores, com o propósito de esclarecer as consequências da utilização das drogas lícitas e ilícitas.
A realização de aulas sistemáticas de prevenção ao uso abusivo de substâncias psicotrópicas, que causam dependência física ou psíquica, para as comunidades escolar e condominial, e a articulação com a realização de campanha em busca de parcerias para garantir a sustentabilidade, ampliação e aperfeiçoamento do programa também são focos do programa.
A Lei Municipal ainda tem como objetivos desenvolver um sistema de prevenção à violência e ao uso indevido de drogas em escolas, para crianças, adolescentes e jovens; ampliar a integração entre a Polícia Militar e a comunidade, pautada no respeito disciplina e no convívio saudável com a sociedade; e desenvolver habilidades nos operadores de segurança, no sentido de prevenir a utilização de drogas ilícitas e lícitas.