Último dia para partidos substituírem candidatos para as Eleições de 2022

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Nesta segunda-feira (12) acaba o prazo para substituição de candidatospara as Eleições 2022. Partidos devem fazer a indicação de um novo nome e pedir a substituição em até 20 dias antes do primeiro turno, segundo a Justiça Eleitoral.

Podem ser substituídos nomes que vão concorrer aos cargos majoritários (presidente da República, governador e senador) e proporcionais (deputado federal, estadual e distrital). Segundo a Lei nº 9.504/1997, a legenda pode indicar um novo nome se o postulante for considerado inelegível, renunciar, falecer ou que tiver o registro indeferido ou cancelado.

Tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 dias antes do pleito. Não será considerada a substituição em casos de falecimento do candidato, quando a alteração poderá ser efetivada após esse prazo.

Mais Artigos

Operação para GLO em Mato Grosso do Sul

As fronteiras de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná devem contar com o emprego de milhares de agentes das Forças Armadas por seis meses para reforçar