QUEIMADAS: SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM CORUMBÁ

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu situação de emergência em Corumbá em razão dos incêndios florestais que atingem a região. A Portaria nº 2.127, de 05 de agosto de 2020, publicada no Diário Oficial da União de hoje, dia 06, também estendeu a medida ao município de Ladário.

Corumbá totaliza 3.179 focos de queimadas ao longo de todo este ano, informa o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O município segue liderando o ranking de queimadas nacional de focos de incêndios florestais em 2020.

Visando o combate às queimadas no município, e para garantir ações ao longo de todo o ano, o prefeito Marcelo Iunes reestruturou, no começo de julho, o Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal de Corumbá. O órgão colegiado é formado por Fundação do Meio Ambiente do Pantanal; Secretaria Municipal de Governo; Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil; Câmara Municipal de Corumbá; Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo); Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar Ambiental (PMA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embraba Pantanal) e Sindicato Rural de Corumbá/MS.

Iunes também articulou parceria entre a Prefeitura de Corumbá e Governo do Estado, com apoios do deputado estadual Evander Vendramini e da Câmara Municipal, para viabilizar a mobilização do Governo Federal na destinação de efetivo e equipamentos – inclusive aviões e helicópteros – para ações de controle aos focos de incêndios florestais no Pantanal de Corumbá. Como medida, o governador do estado, Reinaldo Azambuja, declarou estado de emergência ambiental por 180 dias. Equipes do Ministério do Meio Ambiente e das Forças Armadas, juntamente com forças estaduais, atuam na região desde a segunda quinzena de julho.

No último dia 28 de julho, o prefeito se reuniu com os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar/MS, coronel Joilson Alves do Amaral, e o superintendente do Ibama no estado, coronel Luiz Carlos Marchetti. No encontro foram avaliadas as ações de combate aos focos de queimadas na região realizadas até aquele momento. A Administração Municipal atua de acordo com suas atribuições e segue articulando a execução de ações para garantir a continuidade dos trabalhos de combate às queimadas.

Equipes atuam na região desde o fim de julho (Foto: Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal)
Mais Artigos

Advogado preso por abusar de crianças

De acordo com polícia, quatro avós e os pais das menores também foram presos. Vítimas têm 11, 12 e 15 anos. Um advogado de 44 anos foi preso