As feiras livres devem ser incluídas no rol das atividades essenciais, funcionando durante períodos anormais como o atual momento imposto pela pandemia da Covid – 19. É o que pleiteia o vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira) que, na noite de ontem, segunda-feira, 21, apresentou um requerimento direcionado à Prefeitura, nesse sentido.
O documento foi direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, bem como ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, solicitando a estas autoridades a realização de um estudo técnico no sentido de incluir a atividade das feiras livres como essenciais, diante do Decreto Municipal de restrições de determinadas atividades em período de pandemia.
“O nosso objetivo é permitir que, mesmo durante a pandemia ocasionada pela Covid – 19, os feirantes possam trabalhar, mas adotando as medidas de segurança e respeitando as normas sanitárias. São trabalhadores que têm nas feiras, a sua sobrevivência, e que estão sofrendo muito nos últimos meses”, argumentou.
O vereador lembrou que as feiras livres acontecem em locais abertos, arejados, e com as medidas de biossegurança necessárias, não vê motivos para proibir funcionamento durante a pandemia, ao passo que supermercados, academias, e outros setores comerciais permanecem funcionando, mesmo em locais fechados.
Bira inclusive fez uso da palavra e ganhou apoio dos demais vereadores, como do presidente da Casa de Leis, Roberto Façanha, Chicão Vianna, Yussef Salla, Elinho Junior, Samyr Qualhada e Allex Dellas.
O vereador disse que vai buscar um contato direto com as autoridades corumbaenses, no sentido de liberar o funcionamento das feiras, inclusive, se necessário, um encontro do prefeito com os feirantes. “Não há aglomeração nas feiras. Além do mais, são pessoas que trabalham para garantir o sustento. Vamos trabalhar para colocar as feiras no rol dos serviços essenciais”, destacou.
PAVIMENTAÇÃO
Por outro lado, o vereador está tentando junto ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a execução de obras de pavimentação asfáltica na Rua Major Gama, entre as ruas Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Bairro Cravo Vermelho. Disse que esse o único trecho que não foi contemplado pelo programa de pavimentação na região.
Pediu ainda à mesma pasta, a pavimentação com lajota sextavada, ou diante da impossibilidade, a realização de serviço de reparo emergencial na Rua Sargento Aquino, entre as ruas Cáceres e Barão de Melgaço, que se encontra em má condição de trafegabilidade, necessitando da intervenção do Poder Público.