Secretária de Assistência e Cidadania receberá prêmio nacional por projeto Corumbá do Amanha

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Idealizadora e coordenadora-geral do projeto Escola de Samba Mirim Corumbá do Amanhã, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, foi escolhida pela Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba) para receber o Grande Prêmio do Carnaval, que é concedido anualmente pela instituição.

Composto por pessoas de todo País e com grandes serviços prestados ao mundo do samba e do Carnaval, o júri técnico realizou a votação na última quinta-feira, 18, com divulgação no último sábado pelas redes sociais.

“Que grata surpresa ser agraciada com essa premiação tão importante para nossa cidade. A escolha se deu pela realização do projeto da Escola de Samba Mirim Corumbá do Amanhã, realizado através da Secretaria de Assistência Social de Corumbá, sendo a primeira iniciativa oriunda do Poder Público nesse sentido em nível nacional”, afirmou Amanda.

A Secretária municipal também agradeceu à Prefeitura de Corumbá, ao prefeito Marcelo Iunes e do Secretário de Governo, Luiz Antônio Pardal, que não mediram esforços para que o projeto se tornasse realidade.

“A vitória é de Corumbá, de todos que ajudaram nesse intuito de realizar um trabalho que faz perpetuar a cultura carnavalesca, mantém viva a nossa identidade e, além disso, auxilia de alguma forma a geração de renda da nossa população através das oficinas. O sonho que se sonha junto virou realidade e reconhecimento. Obrigada FENASAMBA”, concluiu Amanda.

O projeto

Com 650 componentes cantando com força, vontade e alegria o samba-enredo, a Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’ fez sua estreia na Passarela do Samba na noite da terça-feira de Carnaval, integrando as atrações do Carnaval Cultural de Corumbá. Dividida em 12 alas e com três carros alegóricos, a apresentação da escola de samba mirim teve direito a jovens passistas; mestre-sala e porta-bandeira; ritmistas e intérpretes.

Em seu primeiro desfile, a ‘Corumbá do Amanhã’ deixou claro que a tradição do carnaval corumbaense está garantida e que a cidade terá samba e sambistas de qualidade por muito tempo. A agremiação carnavalesca mirim, que tem como presidente a secretária de Assistência Social e Cidadania, apresentou na Avenida seu pavilhão nas cores azul, vermelho e amarelo e o pequeno jacaré, símbolo da escola. O enredo de estreia foi “Uma viagem no mundo da imaginação, ser herói ou heroína tudo é fantasia que me faz sonhar”.

O desfile da ‘Corumbá do Amanhã’ trouxe para a Passarela do Samba a Comissão de Frente simbolizando as crianças que sonharam e mergulharam no mundo da fantasia, encaminhados por uma fada a esse universo da imaginação. Seu carro abre-alas apresentava o enredo “era uma vez no reino da imaginação. Sua bateria representava o soldadinho de chumbo e a rainha de bateria era a bailarina por quem o soldadinho se apaixonou.

O 2° carro trouxe o castelo do reino encantado; seguido pelo casal de mestre-sala e porta- bandeira representando o rei e a rainha do reino da imaginação. A ala das baianas tinha a fantasia ‘Rainha de copas de Alice no país das maravilhas’ e a última alegoria representou o ‘final feliz das histórias encantadas’.

O projeto social Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’ é uma iniciativa da Prefeitura, sob execução e coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Atende crianças e jovens de 8 a 17 anos no contraturno escolar com oficinas de percussão, violão e cavaquinho, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, passistas, rainha de bateria e também com oficinas de corte e costura para os pais.

Mais Artigos