Grupo prioritário na imunização, idosos são quase 80% das mortes por Covid-19 em MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Desde o primeiro dia do ano, 377 pessoas faleceram em Mato Grosso do Sul por causa do coronavírus. Destas, 79% eram idosos com 60 anos ou mais, grupo prioritário da imunização contra a Covid-19.

Então, 298 idosos faleceram em MS de 1º a 19 de janeiro.

De acordo com a análise, maior parte das mortes de idosos foram registradas em homens, foram 171 vítimas do sexo masculino. Assim, 127 mulheres faleceram devido ao coronavírus no Estado, em 2021.

Agora, se fizermos um recorte por grupos de vacinação, os idosos com 75 anos ou mais representam 38% dos óbitos. Estes devem ser vacinados na primeira etapa que inclui a população. Em Campo Grande a vacinação já começou, porém, as doses são suficientes apenas para profissionais da Saúde e idosos que vivem em asilos.

Também no grupo de risco para a doença, pessoas com idade entre 60 e 74 anos representam percentual de 40% do total óbitos por coronavírus deste ano. O grupo deve ser vacinado logo após os idosos de 75 anos ou mais.

Vale lembrar que, apesar de não fazerem parte da faixa etária com mais casos de coronavírus, idosos são os mais afetados pela doença. Na estatística geral, o grupo corresponde a 12,9% do total de infectados. Entretanto, como já apontado, são os que mais falecem devido à Covid-19.

Em MS, pessoas de 30 a 39 anos são mais infectadas por coronavírus. São 33.397 desde o começo da pandemia. No entanto, a taxa de letalidade dessa faixa etária é de 0,2%. O índice é 112 vezes menor do que a letalidade de idosos com 75 anos ou mais.

Mais Artigos

Homem agride ex-namorada

Um homem, de 36 anos, foi preso, nesta segunda-feira (21), após invadir a casa e agredir a ex-namorada com um soco. Segundo a delegada Ana Luíza, a vitima,