Covid decresce em MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse nesta segunda-feira (21), que a análise dos dados sobre a pandemia de Covid-19 dos últimos dias indicam um decréscimo significativo da doença em Mato Grosso do Sul com redução do número de casos, de pacientes internados e da fila de espera por leitos clínicos ou de terapia intensiva (UTI).

Ele disse que isso é resultado do decreto com medidas restritivas do governo do estado, que está em vigor até essa semana e que foi seguido por vários municípios no interior e também por causa das baixas temperaturas, o que reduziu a circulação de pessoas.

Entretanto, o secretário, afirmou que Campo Grande – que não seguiu o decreto estadual, continua sendo o epicentro da doença. A cidade é o único polo de macrorregião que tem taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid próxima a 100%, 99,72% nesta manhã.

Em Corumbá é de 95%, em Dourados de 92,99% e em Três Lagoas de 89,23%.

Além disso, Resende destacou que a maioria das pessoas na fila para a transferência a leitos clínicos ou de UTI em hospitais é da capital. São 104, na central da macrorregião de Campo Grande, sendo 96 de moradores da cidade; 2 na central da macro de Dourados e 7 na central de regulação estadual.

“É para cá que demos destinar os esforços para diminuir a doença”, em referência a Campo Grande, disse o secretário, completando que mesmo nas cidades onde ocorra o decréscimo as pessoas e o poder público não podem relaxar na implementação de medidas preventivas contra a doença.

Sobre o lote de 97,5 mil doses de vacinas da AstraZeneca que o estado recebeu neste domingo, Resende relatou que estão sendo distribuídos nesta manhã aos municípios e que a orientação é para que os imunizantes sejam todos utilizados para a aplicação da segunda dose em quem já recebeu a primeira.

Dados da pandemia nesta segunda-feira (21)

  • Casos novos: 606
  • Total de casos: 324.299
  • Mortes: 21
  • Total de mortes: 7.826
  • Recuperados: 301.287
Mais Artigos

Falta de remédios em UPAs de Campo Grande

Moradores de Campo Grande que buscam atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Mônica esbarram na falta de medicamentos para dar início ao tratamento de suas doenças