Pequeno Rafael consegue oxigênio e agora luta é por sonda no Vida Nova II

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Os pais do menino Rafael Pedro, de quatro anos, estavam com dificuldades de comprar um cilindro de oxigênio para o filho, que passou quatro meses na UTI do Hospital Regional em Campo Grande. O problema do gás foi resolvido temporariamente e agora a família precisa de uma sonda, que não tem disponível no SUS. 

Segundo a mãe, Adrielly, de 25 anos, Rafael era uma criança normal, mas foi descoberta uma distrofia muscular, a síndrome ‘’mão, pé e boca’’ e encefalite autoimune. Além disso, há outra doença que ainda não teve diagnóstico fechado. 

Rafael saiu da UTI na sexta-feira retrasada, dia 8, e teve alta do hospital dia 15 de janeiro. No início, em razão da pandemia, houve dificuldade para conseguir comprar o oxigênio, mas os pais conseguiram alugar um cilindro e ganharam uma recarga. 

‘’O primeiro cilindro deu até hoje [quarta-feira 20] e temos mais uma recarga’’, destaca Adrielly, que não soube precisar quando acaba a próxima carga. ‘’Depende do quanto ele usar’’, completou. Ela acrescentou que o filho usa o gás à noite e quando precisa se movimentar muito. 

‘’Agora, o mais urgente é a sonda traqueal para aspirar e não tem no posto’’, observou a mulher, que mora no Vida Nova II. 

Adrielly diz que acionou a Defensoria Pública para receber o oxigênio, mas depende do trâmite na Justiça, que não tem data certa. 

Para quem quiser ajudar, ela deixou o telefone do esposo para contato: (67) 9 9202-8503. 

Mais Artigos