O vereador Nelsinho Dib está reivindicando junto às autoridades estaduais e municipais, a criação de um Banco de Leite Humano em Corumbá, como forma de apoiar, proteger e promover o aleitamento materno e executar a coleta, processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transição e leite maduro, para de distribuir a crianças que que necessitam desse alimento para sobreviver.
O pedido foi direcionado ao governador Reinaldo Azambuja, com cópias ao secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende; à deputada federal Rose Modesto; aos deputados estaduais Márcio Fernandes e Evander Vendramini Duran; ao prefeito Marcelo Iunes, e ao secretário municipal de Saúde Rogério dos Santos Leite.
Às autoridades, o vereador solicita que “sejam tomadas todas as providências, cabíveis, visando implantar e oferecer todas as condições e suportes, necessários ao real funcionamento em Corumbá, de um Banco de Leite Humano, para atender não só as necessidades dos corumbaenses, mas também dos ladarenses e dos irmãos bolivianos”.
Justificou o pedido lembrando a distância de Corumbá à Capital (420 km), que é cidade polo no atendimento a uma população de aproximadamente 150 mil pessoas, “com o agravante de que um percentual bastante significativo. mais de 60%, se enquadra na condição de dependentes sociais, com cadastro em Programas de Apoiamento Social, seja Federal, Estadual ou Municipal”.
Continuou afirmando que “é bastante expressivo o número de famílias sem recursos financeiros necessários para aquisição de leite em pó e similares, farmácias e supermercados, postos à venda no mercado local (Farmácias e Supermercados), importantes para o desenvolvimento de crianças em risco nutricional. A existência de um Banco de Leite Humano supriria essa necessidade de forma significativa e especial”.
HEMONÚCLEO
Às mesmas autoridades, Nelsinho Dib solicitou providências necessárias para a reativação do Hemonúcleo local, com a disponibilização de serviços de coleta, armazenamento e distribuição de sangue e derivados em Corumbá. O vereador pede ainda informações em relação às dificuldades existentes para colocar a estrutura local em funcionamento, e destaca o número significativo, em torno de 4,5 mil pessoas, dentro dos efetivos das Forças Armadas, bem como de policiais militares, bombeiros e da Guarda Municipal, como possíveis doadores voluntários, para evitar desabastecimento na região.
SERVIÇOS PÚBLICOS
À Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o vereador reivindicou implantação de lajotamento, com instalação de meio fio e sarjeta nas ruas Frei Mariano, acima da rua João Afonso, no Bairro Popular Velha, e na Firmo de Matos, acima da rua José de Barros Maciel, no Bairro Guatós, para eliminar problemas de poeira, durante a seca, e lama, em períodos chuvosos, além, é claro, de melhorar as condições de tráfego.
Solicitou ainda serviços de limpeza e coleta de resíduos e lixo na esquina da Rua José de Barros Maciel com a Alameda Seis, no Bairro Guatós; limpeza com roçada e capinação na Rua Marechal Deodoro, imediações da quadra de esportes ao lado do Detran, em atendimento a pedidos de moradores.
ESPORTE E LAZER
Pediu ao prefeito Marcelo Iunes e ao diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Heliney de Miranda Junior, a revitalização da quadra de esportes existente no Bairro Guarani, ao lado do Detran, como forma de transformar o espaço em área de esportes e lazer para atender os moradores da região.
TRÂNSITO
Ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, Nelsinho solicitou serviços de sinalização viária, horizontal e vertical, para melhor informar à população das mudanças no trânsito no Bairro Popular Velha: ruas Gonçalves Dias, entre as Ruas Sete de Setembro e Quinze de Novembro, e Quinze de Novembro, entre as Ruas Gonçalves Dias e Duque de Caxias.
HOMENAGEM
Por outro lado, Nelsinho Dib teve aprovado um requerimento em que presta homenagem, com outorga de Moções de Congratulações ao Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) e ao Conselho Consultivo do IPHAN, que são representados Mato Grosso do Sul pela superintendente Maria Clara Scardini, e ao prefeito Marcelo Aguilar Iunes, pelo reconhecimento, por unanimidade, do Banho de São João de Corumbá e Ladário como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo inscrito no Livro de Registro das Celebrações, “festividade que congrega o culto a São João Batista e ao Orixá Xangô, de extrema importância religiosa e cultural para a população corumbaense e ladarense, reunindo nosso povo com fé e alegria”, destacou.