Com alta demanda, todos os 7,3 mil inscritos no programa Voucher Transportador serão convocados. Os participantes vão receber qualificação para a função de motorista de carga e ônibus e no final do processo ainda terá a inclusão das letras “D” e “E” na habilitação, com custo zero.
O programa atende uma demanda do setor de transportes, já que muitas vagas para motoristas estão abertas, no entanto, faltam profissionais qualificados para preencher os cargos.
O anúncio das convocações foi feito pelo secretário-executivo de Qualificação e Trabalho da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Bruno Bastos Gouveia.
“Nós estamos atingindo esse objetivo que é qualificar e empregar de forma gratuita cerca de mil trabalhadores. Já entregamos mais de 550 CNHs, mais de 200 pessoas completaram o curso no SEST/Senat. Cerca de 3 mil pessoas já foram convocadas. Em 15 dias de inscrição tivemos 7.300 inscritos”.
Podem participar motoristas que cumpram os seguintes requisitos:
- Ter, no mínimo, 21 anos completos na data da inscrição;
- Não ter cometido infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses;
- Não ser reincidente em infração média nos últimos 12 meses;
- Estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D;
- Estar habilitado no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E;
- Estar habilitado no mínimo há um ano na Categoria D, quando pretender habilitar-se na categoria E;
- Residir em Mato Grosso do Sul há no mínimo um ano, contado da inscrição no Programa, mediante a apresentação de comprovante de residência ou declaração de próprio punho.