Agente denunciado por suspeita de entrar com celulares em presídio é afastado

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Após detentas do Presídio Feminino de Ponta Porã, cidade a 346 quilômetros de Campo Grande, denunciarem ameaças e comércio de celulares e drogas dentro da unidade, um agente foi afastado temporariamente. O caso revelado na quinta-feira (21) ainda é apurado e as presas foram transferidas para outra unidade prisional.

Conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), as presas que sofriam ameaças foram retiradas daquela unidade. Também o servidor, agente penitenciário acusado pelas presas de entrar na unidade com celulares para favorecer esquema ilícito, foi afastado temporariamente das funções no presídio.

O caso está em investigação e a presa, acusada pelas colegas de ser a ‘mentora’ do esquema, responsável pelas ameaças de morte e distribuição de celulares e drogas, também será transferida para uma unidade diferente. Além da investigação pela Agepen, o caso foi levado até a Polícia Civil e é tratado como ameaça.

Carta anônima

Após a matéria sobre as ameaças no presídio, o Jornal Midiamax recebeu carta anônima, supostamente de pessoa ligada à uma interna daquela unidade. Ela denuncia uma agente penitenciária por práticas ilícitas e também suposta má conduta, acarretando em problemas entre as presas.

O caso em particular já teria sido levado até a Corregedoria da Agepen e é apurado. A princípio, a agente citada teria ‘conduta exemplar’.

Relembre o caso

Conforme o registro policial, a interna que fez a denúncia está presa por tráfico e auxilia na entrega dos alimentos para as outras presas. No início deste ano, outra detenta teria oferecido para ela um celular, para que ‘trabalhasse’ para ela. A intenção seria de entregar celulares e drogas para as outras internas, já que ela tem acesso às celas pela entrega da alimentação.

No entanto, a vítima recusou e passou a ser ameaçada. A autora usa fotos da família da interna para fazer as ameaças de morte e ainda chegou a dizer que a obrigaria a tomar água com cocaína, para que ela morresse de overdose. A vítima chegou a revelar que agentes penitenciários são coniventes com as ações e um deles seria responsável pela entrada dos aparelhos celulares na unidade.

Mais Artigos