Em Corumbá, acolhimento e experiências marcaram Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Nessa terça-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o I Acolhimento das Famílias Atípicas da Rede Municipal de Ensino (REME).

Realizado na escola Pedro Paulo de Medeiros, o evento foi marcado pelos relatos de experiências de mães atípicas, descrevendo desde a concepção dos seus filhos, o laudo e o desenvolvimento escolar.

Participaram também alunos da Educação Especial que integram a Rede Municipal de Ensino, que fizeram várias apresentações para os mais de 200 pais e familiares presentes.

“Pudemos perceber o quanto a Educação Especial e inclusiva avançou em nosso município e também traçar metas para avançarmos ainda mais”, afirmou o secretário municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, que representou o prefeito Marcelo Iunes no evento.

“As necessidades não se esgotam e nós precisamos ter pessoas entusiasmadas e dedicadas dentro dos espaços públicos para que os avanços realmente aconteçam”, completou o secretário municipal de Governo.

O Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo.

O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.

Mais Artigos

Bebê nasce com seis dentes em maternidade

A cumplicidade entre as Luciana’s – mãe e obstetra – fez com que o parto fosse extremamente tranquilo. No horário marcado para às 17h, da última sexta-feira (24),

Nota de Esclarecimento.

A Prefeitura de Corumbá informa que 6 pessoas, que integravam o grupo de mais de 300 Brasileiros repatriados na manhã de hoje, dia 04 de março, não conseguiram