Taxa do Lixo: reunião detalha para vereadores sistema de cobrança da TRS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Em reunião com vereadores de Corumbá, na manhã desta terça-feira, 31 de outubro, o Executivo Municipal esclareceu os parlamentares sobre a cobrança da Taxa de Coleta, Remoção, Transporte, Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos (TRS) em Corumbá.

O prefeito Marcelo Iunes participou da abertura e orientou a equipe da Prefeitura para o esclarecimento de quaisquer dúvidas. A reunião teve sequência com presenças dos secretários Luiz Henrique Maia de Paula (Finanças e Orçamento), Ricardo Ametlla (Infraestrutura e Serviços Públicos) e Gabriela Carneiro (adjunta de Infraestrutura e Serviços Públicos); do procurador-geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Júnior; do auditor-geral de Fazenda, Ednaldo Evangelista dos Santos, e do chefe de Gabinete, Élbio Mendonça.

Por meio de vídeo-conferência, representantes da Deméter Engenharia LTDA, empresa responsável pela consultoria, implantação e operação da cobrança pelos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos, no município de Corumbá, detalhou o cálculo da TRS. O objetivo foi esclarecer dúvidas e responder quaisquer questionamentos que, por ventura, surgiram por parte dos vereadores em torno da taxa de resíduos sólidos.

Estabelecida pela Lei Federal Nº 14.026 – conhecida como o “Marco do Saneamento Básico” –  a TRS, popularmente chamada de ‘Taxa do Lixo’, teve a cobrança instituída pela Lei  Complementar n° 317, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Executivo em dezembro de 2022. O decreto nº 2.969, regulamentando a cobrança da TRS em Corumbá, foi publicado na edição de 18 de abril de 2023 do DIOCORUMBÁ.

O decreto n° 3.059, de 06 de outubro de 2023, estabeleceu que a TRS pode ser paga em até três vezes, com vencimentos nos dias 10 de novembro; 10 de dezembro e 10 de janeiro de 2024. O pagamento à vista – parcela única – dá direito a 30% (trinta por cento) de desconto sobre o valor da TRS. Quitação em até 03 (três) parcelas iguais, distintas e sucessivas, tem 15% (quinze por cento) de desconto sobre o valor da TRS observando-se a tabela de vencimento.

Mais Artigos

Aprovado por Unanimidade Projeto da Prefeitura que Garante Promoção Vertical de Servidores A Câmara Municipal aprovou na noite dessa terça-feira, 4 de fevereiro, o Projeto de Lei encaminhado