‘Laranjas podres’: guardas civis são alvos de prisão por esquema de desvio de carga de apreensões na fronteira

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Equipes Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) cumprem mandados de prisão contra oito guardas municipais envolvidos em um esquema de corrupção na fronteira entre Brasil e Paraguai, na manhã desta terça-feira (31), em Ponta Porã a 295 quilômetros de Campo Grande.

A ação faz parte da segunda fase da Operação Deviare, que em setembro do ano passado levou quatro servidores para a cadeia por desviarem armas do tráfico de drogas. Com a quebra do sigilo telefônico, as equipes constataram que os alvos tinham um grupo de WhatsApp chamado “Laranjas Podres” para conversarem sobre o esquema de corrupção.

De acordo com investigações da polícia, os agentes usavam os cargos para conseguir vantagem de criminosos flagrados na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A maioria dos alvos coagia contrabandistas e desviavam produtos que deveriam ser apreendidos e entregues a Polícia Civil. Além de pegarem armas de fogo e cigarros que eram transportados ilegalmente pela região.

Segundo o Ministério Público Estadual, ao todo 15 guardas são alvos da operação, sendo oito com prisão decretada e outros sete investigados. Na ação, 17 endereços ligados aos investigados são visitados pelos policiais, além do próprio quartel da Guarda Municipal.

Primeira fase

A primeira fase da operação aconteceu no dia 15 de setembro em Ponta Porã. No ocasião, quatro guardas municipais foram presos por desviar fuzis, pistolas, revólveres e munição de um local de crime.

Foi constatado que um dos envolvidos mantinha um comércio ilegal na fronteira, comprava e revendia armas de fogo e munições de todos os tipos de calibre.

Mais Artigos

Concerto de Santa Cecília acontece nesta sexta-feira no Centro de Convenções A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, realiza

TÉCNICOS ESCOLARES TEM REAJUSTE DE 72%

Com a sanção da Lei Complementar Nº 258, assinada pelo prefeito Marcelo Iunes na quinta-feira, 2 de abril, os técnico de organização escolar II tiveram um reajuste de