119 mil eleitores de MS precisam regularizar título

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Mato Grosso do Sul tem 119.877 mil eleitores com título cancelado,segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral MS O prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral e votar em 2024 é 8 de maio, exatos 150 dias antes do pleito de 2024.

De acordo com o TRE, os eleitores que tiveram o título cancelado por diversos motivos, dentre os quais destacam a falta de biometria e o cancelamento por não terem votado ou justificado em 3 eleições seguidas.

Somente em Campo Grande, 40.931pessoas precisam regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, enquanto no interior do estado outros 78.946 eleitores

É possível consultar a situação do título pelo site do TSE, conforme o passo a passo:

  • Acessar o site: www.tse.jus.br
  • Clicar no botão “Situação eleitoral”
  • Digitar o nº do título, CPF ou nome e clicar em “Consultar”
  • O site vai mostrar a situação e se o eleitor tem ou não biometria cadastrada

Como regularizar título

Caso esteja irregular, o primeiro passo para o eleitor regularizar o título é pagar uma multa de R$ 3,51 por turno em que não votou e não justificou. A guia de recolhimento pode ser emitida online no site do Tribunal, no botão “guia de multa para pagamento”, ou pelo app E-Título.

Após o pagamento, é necessário fazer a revisão dos dados eleitorais, que também pode ser feita online pelo site do TSE, no Autoatendimento Eleitoral.

o site, basta clicar em Título Eleitoral > Regularize seu título eleitoral cancelado e preencher os dados solicitados pelo sistema.

Também é possível fazer a regularização de forma presencial.

Eleições 2024

Urna eletrônica — Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Urna eletrônica — Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

As eleições deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro. O eventual segundo turno vai ocorrer no dia 27 do mesmo mês, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Ao todo, serão escolhidos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do país. Cerca de 156 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas.

Em eleições municipais, não há voto em trânsito. Ou seja, quem está em uma cidade diferente de seu domicílio eleitoral não pode participar da votação, e terá que justificar a ausência. Esse procedimento pode ser feito pelo e-Título, app da Justiça Eleitoral, pelo site do TSE ou em cartórios eleitorais.

Mais Artigos