Insumos agropecuários não serão tributados até dezembro

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

OCESC diz que decisão do Confaz foi justa e necessária

Fez-se justiça com quem trabalha e assegura a produção de alimentos de qualidade para a população. Essa é a avaliação da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) em relação à prorrogação do convênio ICMS nº 100/1997, que prevê a isenção tributária em operações internas e a redução na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na comercialização interestadual de insumos agropecuários até dezembro deste ano.

Essa medida foi aprovada, na semana passada, pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O convênio estabelece redução na base de cálculo do ICMS em até 30% para fertilizantes e rações e em até 60% para defensivos agrícolas e sementes.

A medida tinha prazo de vigência até 30 de abril deste ano, por isso a OCESC e outras entidades empresariais e organizações do setor apresentaram proposta de prorrogação. O intuito foi garantir que os insumos agropecuários cheguem aos produtores e empresários rurais com preços competitivos e, consequentemente, assegurando a continuidade da produção de alimentos e o abastecimento da população.

O presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin, destacou o papel da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop/SC) coordenada pelo deputado Moacir Sopelsa e da Frente Parlamentar da Agropecuária coordenada pelo deputado José Milton Scheffer. Também elogiou o apoio integral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina através do presidente Júlio Garcia e do deputado Marcos Vieira que dirigiu histórica sessão pública, com mais de 1600 participantes, para discutir a matéria dos insumos agrícolas. Mencionou a união das cooperativas agropecuárias e entidades de representação e defesa do agronegócio.

O dirigente lembrou que “tínhamos a garantia do Governo Estadual em abandonar a ideia de tributar os insumos agrícolas e agora temos a confirmação da renovação do pacto entre todos os Estados e o aval do Governo Federal pela não-tributação dos insumos. Isso viabiliza a manutenção das atividades do agronegócio barriga-verde neste período de incertezas econômicas”.

O presidente da OCESC assinalou que foi possível construir um consenso republicano em torno de uma questão complexa, em favor do interesse público. Essa conquista devolve tranquilidade a todos os atores da agricultura, da pecuária e da agroindústria.

“Os efeitos da elevação dos tributos resultariam em aumento do custo de produção dos alimentos para o produtor rural e para a agroindústria; a perda de competitividade do produto catarinense nos mercados nacional e internacional e a majoração do preço final ao consumidor”, elencou o cooperativista ao analisar algumas consequências que o Estado teria.

Mais Artigos