Atendimento Móvel da Defensoria de MS chega a Corumbá para mutirão de 2 dias

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O atendimento móvel da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, com a Van dos Direitos, vai à Corumbá, cidade localizada a 444 km de Campo Grande, nesta sexta (21) e sábado (22) para um mutirão de atendimentos.

A estrutura será montada no Complexo Poliesportivo, que fica na Rua Porto Carreiro, 1000, no Centro. Na sexta-feira (21), o atendimento será realizado das 8h às 16h. No sábado, a ação segue das 8h às 12h.

O coordenador da comarca, defensor público Fernando Andrade, destaca o aumento das demandas do município e região, e reitera a efetividade de ações como esta.

“Os mutirões de atendimento demonstram a capacidade de mobilização da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul como uma instituição forte, coesa e pronta para prestar o melhor atendimento à população. A pandemia acabou gerando uma procura muito grande pelo serviço da instituição. Em muitos casos, não é possível aguardar o tempo do agendamento na unidade da comarca. Em razão disso, os mutirões têm o grande benefício de prestar orientação jurídica e elaboração de ações para vários cidadãos em um período curto de tempo”, pontua o coordenador.

A defensora pública de Segunda Instância, Renata Bernardes Gomes Leal, que coordena o projeto Van dos Direitos em MS, ressalta a dimensão do atendimento móvel em todo o Estado.

“Além da estrutura que nos proporciona o deslocamento até os municípios e regiões fora das áreas centrais, a Van é uma opção célere. Estamos trabalhando para que o acesso à Justiça esteja cada vez mais presente na vida das cidadãs e cidadãos sul-mato-grossenses”, pontua a coordenadora.

No local, defensoras e defensores públicos atenderão demandas relacionadas às áreas da saúde, família, consumidor, fazenda pública, criminal, além do trabalho de orientações jurídicas e consultas a andamentos processuais.

1 ano de Van – No dia 7 de julho, a Defensoria Pública de MS celebrou um ano do projeto Van dos Direitos, que leva o atendimento móvel às vias urbanas, diuturnamente, além de regiões de difícil acesso, aldeias, quilombos e comunidades ribeirinhas de todo o Estado.

O período contabiliza mais de 9 mil atendimentos em quase 100 ações. Em 2021, de julho a novembro foram cerca de 6 mil atendimentos; já neste ano, de março a junho são registrados 3.202.

O projeto “Vans dos Direitos” foi implementado em razão de acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

SERVIÇO

Atendimento Móvel com a Van dos Direitos

Local: Complexo Poliesportivo, que fica na Rua Porto Carreiro, 1000, no Centro de Corumbá.

Data: Sexta-feira (21) das 8h às 16h – sábado (22), das 8h às 12h.

Mais Artigos