Vacinação será gradativa; entenda o cronograma de imunização contra a Covid-19

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a imunização em todo o Brasil, inclusive na cidade, será feita por etapas, uma vez que o recebimento das vacinas está sendo de forma gradativa.

O quantitativo de doses recebidas na primeira remessa, no dia 19 de janeiro, deverá imunizar somente 37% dos profissionais da saúde do Município. Como ainda não há doses disponíveis para toda a população, na primeira imunização foram priorizado os profissionais que atuam diretamente na linha de frente, como PS, UPA, Centro Covid e Hospitais.

Os demais profissionais serão vacinados conforme os próximos recebimentos. O Programa Nacional de Imunização está dividido em três fases por grupos prioritários, que foram definidos pelo Governo Federal visando a manutenção do funcionamento de serviços de saúde, e os grupos de maior risco de agravamento e óbito.

Confira as fases:

Fase 1 – Trabalhadores da saúde; pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (como asilos e instituições psiquiátricas); população idosa a partir dos 75 anos de idade; população indígena; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

Fase 2 – Pessoas de 60 a 74 anos.

Fase 3 – Pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras).

A Secretaria de Saúde reitera que os grupos prioritários estabelecidos inicialmente no Plano Nacional de Vacinação do COVID19 estão sujeitos à alterações, conforme quantitativo de doses, produção e laboratório. Também existem grupos prioritários que ainda não foram elencados nas fases da campanha, estabelecido pelo Ministério da Saúde:

Pessoas de 80 anos ou mais; trabalhadores em educação; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas com deficiências permanentes severas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário e metroviário de passageiros; trabalhadores de transporte aéreos; trabalhadores de portuários; população privada de liberdade.

Mais Artigos

PMA reforça fiscalizações no Pantanal

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul irá intensificar as fiscalizações dentro do Pantanal, após uma onça ter sido encontrada morta por disparo de arma