Bolívia quer ampliar logística ferroviária com Mato Grosso do Sul

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Os bolivianos têm interesse em ampliar a relação de logística com Mato Grosso do Sul por meio da malha ferroviária. Na sexta-feira (29), o secretário de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) Jaime Verruck, esteve reunido com a equipe da Prefeitura de Corumbá, formada pelo secretário municipal de Planejamento Cassio Augusto da Costa Marques, e do secretário Luciano Leite, Gladys Cardona, subgerente de Logística internacional do CIN (Centro internacional de Negócios da Fiems) e dois diretores da Ferrovia Oriental: Angel Sandoval Salas- Gerente de Relaciones Externas´, e Gustavo Pinto, Gerente General de Puerto Continental, subsidiaria de Ferroviária Oriental.


A Ferrovia opera na Bolívia, a partir de Porto Quijarro até Santa Cruz de La Sierra. Hoje é a principal empresa de transportes ferroviários do país vizinho, que está operacional e faz o transporte de ureia.
De acordo com Verruck, a principal discussão discorreu sobre os gargalos logísticos que existem hoje na fronteira. A empresa boliviana, segundo o secretário, poderia estar operando com maior volume de caminhões e vagões. “Por isso decidimos que vamos fazer discussões junto com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a prefeitura de Corumbá para melhorar e ampliar capacidade da área alfandegada para que possa agilizar a exportação e importação pela ferrovia”, salientou.

A diretoria da Ferrovia Oriental ainda demonstrou interesse em operar a Malha Oeste e fazer uma operação até Campo Grande. “A ideia é trazer estes produtos, diminuindo o fluxo de tráfego inclusive na BR-262, que é um grande gargalo, um problema hoje isso, que já foi apresentado no nosso diagnóstico de logística. Então eles têm interesse”, acrescentou o secretário.
Da mesma forma, Verruck lembrou que o Estado vai tentar criar um acordo operacional que tem que ser autorizado pela ANTT para que eles possam fazer a operação, entrando com os trens bolivianos ao Mato Grosso do Sul. “Hoje a Malha Oeste somente tem uma operação de transporte da empresa Arcelor de vergalhões. Então é a única operação no trilho por meio da Rumo até Bauru”, explicou.
Outro assunto em pauta foi o projeto da Transamericana, ferrovia saindo de Corumbá indo a Cochabamba no sentido da Argentina. “No encontro eles apresentaram estudo de quanto é viável hoje fazer essa operação, uma ferrovia Bioceânica, que foi um projeto que o Governo do Estado já tratou há muito tempo fazendo a operação de Bauru até Corumbá, Corumbá até Cochabamba descendo na Argentina. Tudo isso já tem os trilhos prontos, como é nosso caso. Mas precisamos de investimentos”, concluiu.

Mais Artigos