Em parceria com Acaia Pantanal, Semed oferece curso que provoca reflexões sobre o papel do coordenador escolar

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Em seguimento à série de capacitações promovidas para distintos profissionais do ambiente escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Acaia Pantanal deram início ao do 1º Curso de Formação de Coordenadores. O módulo inicial começou no último dia 02 e segue até esta quarta-feira, 04 de maio.

Coordenadores das unidades escolares localizadas nas áreas urbanas, rurais e regiões de difícil acesso estão tendo a oportunidade de, a partir de uma troca de informações, refletirem sobre a prática dessa função.

Com larga experiência na ambiente escolar, a pedagoga e doutoranda, Renata Queiroz de Moraes Americano, foi a responsável por abrir o ciclo dos três módulos previstos até à conclusão do curso.

Já de início, a profissional trouxe muita reflexão sobre o papel do coordenador no âmbito escolar. Aliando arte às práticas reflexivas, ela comentou sobre o objetivo do primeiro módulo intitulado “Construção da identidade da coordenação pedagógica’.

“Ele (o coordenador) tem três funções que são básicas: articulador, transformador e formador”, resumiu ao mesmo tempo em que ofereceu mais detalhes sobre uma dessas funções. “O papel transformador é o de olhar para dentro, olhar pra fora, como estou acompanhado as mudanças, não pensando numa coisa de novidade, mas a escola precisa se atualizar. A nossa ideia com esse curso que seja algo que não fique apenas no campo teórico, que tenha relação com a prática”, observou.

Coordenadora da escola municipal Tilma Fernandes Veiga, Vanessa Alvarenga Lima, destacou as formações que as equipes escolares, em várias funções, vem recebendo desde o início do ano.

“Está realmente nos dando o norte de onde devemos chegar para que nossos alunos recebam um conhecimento com qualidade e equidade”, avaliou ao também expor sua visão sobre o papel desse personagem presente em todas as unidades escolares. “O coordenador é uma ponte entre todos os atores desse universo: alunos, professores, direção e família”, disse.

Os integrantes do curso deverão se encontram novamente em junho, entre os dias 02 e 06, para o Módulo II “A coordenação pedagógica e o planejamento dos professores”, com Silvia Regina Robles Juhas e, em agosto, entre dias 01 e 03, para o módulo III “Coordenação Pedagógica – Políticas, Aprendizagens e Convivência”, com Lourdes Atié.

Parceria

Sylvia Helena Bourroul, diretora da Acaia Pantanal, lembrou que a parceria com a Prefeitura de Corumbá, no âmbito educacional, já vem de longa data, desde 2009, com resultados bastante positivos.

“Quando a Acaia chegou em Corumbá, a ideia nunca foi fazer um trabalho independente, mas ajudar a Educação do município. Lá atrás, foi essa maneira que o próprio município, por meio de seus representantes, solicitou nossa atuação”, disse a diretora da organização da sociedade civil que administra a escola Jatobazinho, localizada em uma comunidade ribeirinha na região do Paraguai Mirim.

“Não recebemos verba do município, temos a liberdade para usar a metodologia e materiais que julgamos interessante e o município nos oferece os professores. Não temos nenhum aluno particular, são todos da rede pública”, lembrou Sylvia que avaliou a Prefeitura de Corumbá como um  “parceiro muito forte, interessado no sucesso dos alunos”.

Por sua vez, o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, pontuou que as formações contínuas para os profissionais fazem parte de uma filosofia da gestão.

“Pensamos que a Educação é movimento, está sempre se transformando e precisamos estar atentos a tudo o que acontece nesse sentido, mais do que isso, refletir sobre nossas práticas e ações é uma ferramenta eficaz para atingirmos bons resultados dentro e fora de sala de aula”, comentou.

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