Hospital Veterinário de Campanha no Pantanal mostra importância de Corumbá para o Brasil

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Ao inaugurar em Corumbá o primeiro Hospital Veterinário de Campanha do programa Resgate+, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa Dias, destacou – ao lado do prefeito Marcelo Iunes e da a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro – a importância do Pantanal para concretizar o pioneirismo sul-mato-grossense  junto a iniciativa do Ministério do Meio Ambiente.

“É uma iniciativa muito bem-vinda do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Corumbá e Corpo de Bombeiros, para que juntos minimizem o que enfrentamos no ano passado, quando tivemos o início dessa seca que já vinha acontecendo e com muitos incêndios este ano. Esse hospital chega em boa hora também vai atender não só de acidentes extremos, mas um problema que vem de muito tempo, que são os atropelamento que os animais sofrem na rodovia. É muito bem vinda essa ação e esperamos que isso e reflita para outros biomas do Brasil. Mato Grosso do Sul teve a felicidade de ser o primeiro estado a ter essa unidade”, falou Tereza Cristina.

“Este é o primeiro de muitos hospitais de campanha que teremos e importante que ele tenha vindo para o bioma mais bonito do país, que é o Pantanal, e que tem grande importância para a biodiversidade nacional”, afirmou a ministra ao destacar que o Brasil tem a missão de mostrar na COP 26 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, que será realizada entre o final de outubro e primeira quinzena de novembro na Escócia – que cuida e preserva a biodiversidade e o Programa Resgate + vem para reforçar esta prática.

Prefeito Marcelo Iunes recebeu primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, e ministra Tereza Cristina para inauguração do primeiro hospital veterinário de campanha do país (Foto: Clóvis Neto/PMC)

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck – que representou o governador Reinaldo Azambuja na inauguração – disse que o trabalho realizado no ano passado, quando foi montado um grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado-Pantanal no atendimento específico aos animais silvestres da região pantaneira levou ao “reconhecimento do Governo Federal para a instalação do Hospital de Campanha na região”, afirmou o secretário.

Verruck, em seu discurso, reforçou ao prefeito Marcelo Iunes, o compromisso de construir um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Corumbá para atender o município e a região pantaneira. “Estamos trabalhando ativamente com o prefeito Marcelo Iunes. Fizemos uma parceria com a Prefeitura de Corumbá e o Governo do Estado vai fazer o repasse de recursos, o projeto já se encontra com o Governo do Estado, de R$ 3 milhões para construção de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres aqui em Corumbá no próximo ano”. Completou o titular da Semagro.

“É um projeto que pleiteamos faz 20 anos. Corumbá hoje é um dos maiores biomas do Pantanal e não tínhamos esse sistema de reabilitação de animais, que seguiam para Campo Grande. Lá chegavam debilitados e muitos não aguentavam o transporte. Foi um pleito da Prefeitura também com o Governo do Estado, informávamos com relatórios da necessidade do primeiro hospital de campanha ser no Pantanal. Graças ao Governo do Estado e Governo Federal veio para Corumbá. Ele [o hospital] vai ser uma ‘pontezinha’ para o nosso Centro de Reabilitação de Animais do Pantanal (CREAPAN), que vai ser construído em Corumbá. Hoje a Fundação tem uma instalação mínima, que recebe esses animais. Agora, com a amplitude que temos aqui, vamos receber esses animais para atendimento aqui no Hospital de Campanha”, salientou a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid.

A secretária de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Beatriz Milliet, informou que que o hospital veterinário de campanha já está em funcionamento para tratar animais atingidos por incêndios no Pantanal e por atropelamentos na BR-262. É fruto de uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e a iniciativa privada e apoio da Prefeitura de Corumbá. Compartilhar no Facebook

Mais Artigos

Homem foi multado por crime ambiental

Um homem de 44 anos foi indiciado por crime ambiental após criar um quati ilegalmente em cativeiro, na casa dele, no bairro Vila Nova Esperança, em Dourados, região