Após reunião com ACIC e comerciantes, Prefeitura altera medidas de combate à Covid-19

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes se reuniu nesta quinta-feira, 29 de julho, com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC), André Campos, e com empresários do ramo de bares, restaurantes, lanchonetes, prestadores de serviços e de serviços funerários. O encontro serviu para discutir as medidas restritivas contra a Covid-19 no município.

“Foi um encontro bastante produtivo. Ouvimos as reivindicações da categoria e apresentamos os indicadores de Corumbá referentes ao novo Coronavírus”, explicou Marcelo Iunes, lembrando que todas as ações estabelecidas pelo Executivo municipal desde o início da pandemia buscaram o equilíbrio entre a preservação das vidas dos munícipes e o funcionamento do comércio local.

“Sempre defendemos que o comércio não é o vilão desse momento terrível da história mundial, mas houve ocasiões em que foi preciso diminuir a quantidade de pessoas nas ruas. Graças a Deus, passamos pela pior fase dessa pandemia e estamos retomando, aos poucos, a rotina normal”, completou o prefeito.

Após a reunião, o prefeito de Corumbá assinou o Decreto Nº 2.627 e definiu a flexibilização de diversas medidas restritivas. Com validade até a próxima quarta-feira, 4 de agosto, o documento estabelece, entre outras medidas, o Toque de Recolher das 22h às 5 horas, a ampliação do delivery até à meia noite, o funcionamento de conveniências até às 22 horas e a realização de até 3 cultos e encontros religiosos aos sábados e domingos.

O Decreto Nº 2.627 ainda determina que supermercados, hipermercados, açougues, padarias, comércio de hortifruti e congêneres, Distribuidoras de água mineral e gás, farmácias (excetuando os estabelecimentos que estiverem em regime de plantão), serviços de transporte complementar de passageiros, inclusive por aplicativos, postos de combustível, borracharia e serviços funerários e veterinários também podem funcionar até às 22 horas.

As conveniências e congêneres podem funcionar todos os dias, das 7 às 22h, autorizada a venda apenas via gradil, proibido o consumo no local, calçada ou imediações, devendo ser recusada a venda caso seja observada esta prática, sendo de responsabilidade do estabelecimento evitar a ocorrência de aglomeração, passível de multa e/ou interdição da atividade em caso de descumprimento.

Fica permitida ainda a prática esportiva coletiva amadora em qualquer recinto, com capacidade máxima limitada a 50% (cinquenta por cento) do total permitido e as aulas presenciais em estabelecimentos de ensino regular privados, inclusive, creches e cursos preparatórios em geral.

Continua vedado no período de vigência do Decreto, o funcionamento de serviços não essenciais de alto risco: clubes sociais; sinuca e similares. Os salões de beleza, barbearias, cabelereiros e afins terão o seu funcionamento até às 22 horas, podendo funcionar somente com horário marcado e garantindo total observância às medidas de biossegurança efetivadas.

Mais Artigos

jovem foi presa vendendo droga no sutiã

Flagrada com porções de cocaína escondidas no sutiã, no Centro de Campo Grande, uma jovem de 18 anos confessou que vendia a droga e que usava o dinheiro