Na Câmara, vereador sugere gratificação natalina às famílias do Programa Mais Social

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A inclusão de gratificação natalina ou uma espécie de 13º salário no Programa Mais Social, desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, é o que está sugerindo o vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), para atender as famílias sul-mato-grossenses em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional.

Ontem, segunda-feira (08), durante sessão da Câmara, o vereador apresentou um requerimento nesse sentido, direcionado à secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Pinheiro Nobre, com cópia ao governador Reinaldo Azambuja, solicitando a realização de estudos nesse sentido.

“O Mais Social é o novo programa de distribuição de renda do Governo, mas ao ser implementado, não contemplou os beneficiários com a inclusão da gratificação natalina, que corresponde ao 13º salário. Por isso estamos fazendo esse pedido, para que a gratificação seja incluída, nos mesmos moldes do Vale Renda, antigo programa social do Governo do Estado”, justificou.

CIRURGIAS ELETIVAS

Na mesma sessão, Bira reforçou a necessidade da retomada das cirurgias eletivas, paralisadas em março de 2020, quando do início da pandemia da Covid-19. Para tanto, ele solicitou encaminhamento de informações à Câmara, em relação às providências que estão sendo tomadas, bem como se há um prazo já estabelecido para que isso ocorra.

O pedido foi feito direto ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, com cópia ao diretor da Junta Interventora da Associação Beneficente Corumbaense, Adriano Antônio Pires.

“As cirurgias eletivas foram suspensas na Santa Casa de Corumbá devido ao contingenciamento por causa da Pandemia de Covid-19. Passado o pico da pandemia, bem como, com mais de 80% da população do município totalmente imunizada, os números de casos e internações em leitos de enfermaria e UTI reduziram e a equipe especializada para o tratamento da doença foi desativada. Por isso estamos buscando informações a respeito do retorno dessas cirurgias, e dos motivos pelos quais ainda não estão sendo realizadas”, afirmou.

ESPORTE E LAZER

Bira está também buscando junto à Prefeitura, a idealização de um projeto voltado para a prática esportiva e de lazer em vias públicas, a exemplo do que já ocorre em várias regiões do País, assegurando um espaço com estrutura necessária para a prática das mais diferentes atividades, com total segurança à população.

Por isso mesmo ele apresentou um requerimento direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, solicitando um estudo técnico no sentido de proporcionar a interdição do trânsito em trecho de uma via aos domingos, durante o período matutino e parte do período vespertino, para viabilização do projeto.

“A população necessita de um espaço dotado de estrutura necessária para prática de esporte e lazer, tais como, caminhadas, cooper, passeio ciclístico, patinação, skate, entre outros, de maneira segura, como forma de criar o hábito por parte da população para a prática de esportes e atividades sadias, nos moldes que já existem em outras cidades”, explicou.

Citou como exemplo o Parque dos Poderes, em Campo Grande, e a orla da praia no Rio de Janeiro, onde aos domingos, período das 08 às 15 horas, as vias são fechadas para veículos motorizados, permitindo apenas a passagem de pedestres, ciclistas, patinadores, skatistas e outros veículos não motorizados, proporcionando assim um passeio familiar com pessoas de todas as idades de forma tranquila e segura.

INFRAESTRUTURA

O vereador apresentou ainda três indicações direcionadas ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira. No primeiro, ele pediu realização de serviços de reparo no sistema de iluminação pública na Avenida Tenente Oliveira Melo, em Forte Coimbra. Citou que o problema atinge mais de 10 postes, e que isso tem causado medo e desconforto devido à escuridão da principal via do distrito.

Pediu ainda recuperação do sistema de iluminação da praça do Bairro Universitário, localizada a rua Afonso Pena entre as ruas Poconé e Aquidauana, causando problemas a todos que frequentam o espaço, desde sensação de insegurança, bem como aglomeração de usuários de drogas e impossibilidade de utilização do local para o lazer e prática de atividades esportivas.

Em outra indicação, Bira solicitou a recuperação do pavimento asfáltico da Avenida Santa Cruz, entre as ruas Frei Mariano e XV

Mais Artigos

Prefeito vistoria obra do novo Pronto Socorro

Na manhã desta quarta-feira, dia 10 de novembro, o Chefe do Executivo Municipal, Marcelo Iunes visitou a obra da construção no novo Pronto Socorro, acompanhado do Secretário de