Prefeitura de Corumbá institui Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes instituiu o Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (GGPAAM) em Corumbá. De caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, o Grupo Gestor é composto por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Câmara Municipal de Corumbá.

Publicado na edição de 07 de julho do DIOCORUMBÁ, o decreto n° 2.613 estabelece que o Grupo Gestor definirá a forma de funcionamento das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal; a metodologia para a definição dos preços de referência de aquisição de alimentos, bem como os alimentos a serem adquiridos, considerando a realidade local da agricultura familiar; as condições de doação dos produtos adquiridos; os critérios de priorização dos benefícios fornecedores e consumidores; a forma de seu funcionamento, mediante a aprovação; e demais medidas necessárias para a operacionalização.

Os membros do Grupo Gestor exercerão mandato de dois anos, admitindo-se uma recondução por igual período. As funções não serão remuneradas e seu exercício será considerado serviço de relevância pública prestado ao Município.

De acordo com o decreto, os integrantes do Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal, representantes do Poder Público, poderão ser substituídos mediante solicitação do Gestor Municipal e, quando representantes da comunidade e instituições, por disposição em regimento interno.

Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, explicou que a orientação do prefeito Marcelo Iunes é de incentivar ações e iniciativas para “fortalecer a agricultura familiar no sentido de criar opções de incremento na produção e na venda do que foi produzido”.

“O Programa de Aquisição de Alimentos Municipal, criado pelo prefeito Marcelo Iunes visando aumentar a capacidade de fornecimento da agricultura familiar, reforça o programa federal e praticamente dobra o valor dos recursos para aquisição. Temos todo o suporte técnico para o aumento da produção em termos de quantidade e qualidade e com redução de custos para que o produto da agricultura familiar possa, de maneira geral, atender todo o mercado consumidor aqui do município”, disse o secretário.

“Hoje a Prefeitura tem cooperação do Sindicato Rural de Corumbá e Senar. Temos também o nosso pessoal da Superintendência Agricultura Familiar, que faz todo um trabalho junto aos produtores no sentido de dar base, suporte e assistência técnica para que produzam com maior quantidade e custos menores”, finalizou o titular do Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

O GGPAAM tem a seguinte formação

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável: Sergio Fumio Horita (Titular) e Wania Regina Freire Marques (Suplente)

Secretaria Municipal de Educação: Aline Nascimento de Moraes (Titular) e Nemesis Midian Lopes da Silva Monteiro (Suplente)

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania: Laura Helena Midon Fonseca (Titular) e Adriana Leite Loureiro (Suplente)

Câmara Municipal de Corumbá: Roberto Gomes Façanha (Titular) e Genilson José da Silva (Suplente).

Grupo Gestor já se reúne para definir elaboração de seu Regimento Interno (Foto: Divulgação PMC)
Grupo Gestor já se reúne para definir elaboração de seu Regimento Interno (Foto: Divulgação PMC)
Mais Artigos