Em parceria com Senar e Sindicato Rural, Prefeitura inicia curso para incentivar piscicultura nos assentamentos

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sindicato Rural de Corumbá e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) iniciou nesta quarta-feira, 14 de julho, a capacitação do programa ‘Negócio Certo Rural’. A qualificação acontece no assentamento Taquaral e é voltada para produtores da agricultura familiar quer integram a cadeia produtiva da piscicultura.

“Concluindo o curso, o produtor vai conseguir fazer o plano de negócio. Como aqui são produtores de piscicultura, eles vão aprender e construir um plano de negócio relacionado à atividade, no caso a piscicultura”, explicou o instrutor do Senar/MS, Hélcio Sandim.  Também são apresentadas ferramentas de cálculo de custo de produção, além de controles internos e planejamento da administração da propriedade.

As etapas do ‘Negócio Certo Rural’ são as seguintes: realização do diagnóstico da propriedade rural; identificação das ideias do negócio; descrição do negócio; consultoria de avaliação da ideia do negócio; verificação da viabilidade do negócio; organize e administre o negócio e, por fim, consultoria de gestão da propriedade.

“O primeiro deles é para o diagnóstico da propriedade, quando fazemos o levantamento da área, os pontos fortes e fracos e quais as oportunidades que podem ter. A partir daí, ele vai desenvolver essa ideia de negócio, para chegar ao último encontro com esse plano de negócio construído. Esse último é uma consultoria, é uma visita. Cada produtor vai ter uma visita exclusiva na propriedade”, completou o instrutor do Senar.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, acompanhou o início da capacitação no assentamento Taquaral. Ele destacou que a parceria segue a orientação do prefeito Marcelo Iunes para incentivar a produção dos assentamentos de Corumbá e ressaltou a importância do curso para os produtores familiares.

“Temos essa parceria da Prefeitura de Corumbá com o Sindicato Rural e o ‘Negócio Certo Rural’ está incluído num programa que chama Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Nos assentamentos já temos os ATeGs hortifrúti, leite, Agroindústria e dentro da planície pantaneira temos o ATeG Pantanal. Hoje estamos buscando o ATeG piscicultura para atender aos pequenos produtores da agricultura familiar. Para participar dessa assistência técnica gerencial, juntamente com o Senar e Sebrae, na parte da comercialização, o pequeno produtor precisa participar do programa ‘Negócio Certo Rural. Lá, ele rá olhar custo dessa produção e durante quatro semanas, com outras duas de visita técnicas em cada propriedade. Assim, ele vai poder recebe essa assistência técnica e gerencial com veterinário, engenheiro agrônomo, zootecnista, para acompanhá-lo durante dois anos de programa, para produtor começar a comercializar a sua produção, no caso, aqui, a piscicultura”, detalhou.

Luciano Leite informou que o curso sai a custo zero para os produtores da agricultura familiar do município. “Não tem custo nenhum, é custeado pela parceria do Senar, Sindicato Rural de Corumbá e Prefeitura Municipal de Corumbá. Recebendo essa assistência técnica, hoje nós temos a Feira do ATeG, já com duas edições, com o hortifrúti, com o leite e a gente conseguindo colocar a piscicultura, teremos também um peixe que poderá ser comercializado nessa feira. Queremos que a agricultura familiar tenha produção em larga escala e atenda ao mercado de Corumbá e Ladário”, finalizou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Negócio Certo Rural

O programa Negócio Certo Rural (NCR) é de curta duração (46 horas). É desenvolvido pelo Senar/MS em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa). O Negócio Certo Rural tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural através da capacitação, como foco no empreendedorismo. Atua orientando e realizando o diagnóstico da propriedade, apresentando a viabilidade do negócio e colaborando para o relacionamento do produtor com o mercado.

O NCR é oferecido para todos os produtores rurais atendidos nas vertentes de ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar/MS, auxiliando na análise diagnóstica da atividade rural.

Qualificação acontece no assentamento Taquaral (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Qualificação acontece no assentamento Taquaral (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Qualificação acontece no assentamento Taquaral (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Qualificação acontece no assentamento Taquaral (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Qualificação acontece no assentamento Taquaral (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Qualificação acontece no assentamento Taquaral (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Qualificação acontece no assentamento Taquaral (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Produtores já preparam área para piscicultura (Divulgação)
Mais Artigos

PRF apreende 29 toneladas de maconha

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 29 toneladas de maconha na manhã desta segunda-feira (8), no km 295 da BR-267, próximo ao município de Rio Brilhante , a